Quando chegamos ao mercado de trabalho surgem muitas dúvidas, alguns receios e incertezas – normais, no percurso de cada jovem. As decisões da orientação profissional de jovens são dilemas cada vez mais difíceis, dadas a múltiplas opções possíveis para dar continuidade ao percurso.
Posso integrar o mercado de trabalho. E agora?
Estou no caminho certo?
É isto o que quero para mim?
E se não for isto que me faz feliz?
A orientação profissional de jovens é um processo que pretende apoiar decisões mais sustentadas e permite que a pessoa caminhe com mais confiança nas opções disponíveis do mercado de trabalho, que a possam fazer mais feliz e realizada.
A formação e o percurso académico sustentam as bases para a entrada no mercado de trabalho, mas é a vivência do dia a dia, enquanto profissional e nas organizações, que permite a aprendizagem prática. Isto pode trazer inseguranças e incertezas para muitos jovens que questionam as suas competências, capacidades, interesses e motivações para enfrentar o mercado de trabalho. São questões naturalmente geradas a partir da tentativa de garantir a zona de conforto e a necessidade de controlo relativamente a uma mudança que é inevitável.
Desde cedo, sem grande maturidade, somos obrigados a escolher uma área para trabalharmos no futuro. Com o passar do tempo alguns jovens questionam as escolhas e os caminhos trilhados. Outros parecem que nasceram a saber o que querem e têm certezas absolutas e indiscutíveis. A preocupação com a realização pessoal gera uma certa apreensão, que é natural. Na realidade, a escolha cabe a cada jovem, mas é possível ter uma ajuda na tomada de decisão, que o auxilie a refletir acerca das suas caraterísticas, interesses e motivações, e os analise tendo em conta a influência de outros fatores, tais como as experiências socioeducativas e os contextos familiares e sociais.
Na Ditame, a orientação profissional de jovens é desenvolvida e acompanhada por psicólogos. É analisado o percurso de cada pessoa, bem como as competências pessoais e profissionais, na perspetiva da integração nas organizações. É um processo efetuado com provas aferidas para a população portuguesa, que permite obter indicadores que visam promover o potencial de cada jovem, tendo em conta a sua individualidade.
O objetivo da orientação profissional é ajudar cada jovem a fazer opções, tendo em conta o respeito pelos seus interesses, motivações, valores e especificidades enquanto pessoa, proporcionando-lhe ferramentas de autoconhecimento, que lhe permitam fazer escolhas mediante a sua própria visão do mundo, as suas caraterísticas particulares e únicas.
Saiba mais aqui relativamente ao apoio que damos a estudantes do ensino superior e profissionais do mercado de trabalho que desejam uma mudança ou reflexão profissional. Para contactar a Ditame marque 213 404 602 (Lisboa) • 221 201 431 (Porto) • 234 100 001 (Aveiro) ou através do e-mail ditame@ditame.com.
Fontes:
https://www.ditame.com/blog/detalhe/terminei-a-formacao-superior-e-agora
https://www.ditame.com/blog/detalhe/orientacao-vocacional
https://www.ditame.com/blog/detalhe/realizacao-pessoal-jovens-trabalho