O Fórum Económico Mundial destacou as 10 principais competências do futuro para dar resposta ao “tsunami de tecnologias”, tendências do trabalho de trabalho com intensas e rápidas mudanças políticas, sociais e económicas.
O fundador e presidente executivo do Fórum, Professor Klaus Schwab, refere que “temos as ferramentas à nossa disposição. A abundância de inovação tecnológica que define a nossa era atual pode ser aproveitada para libertar o potencial humano”.
Há muito que se fala do avanço da tecnologia e das alterações nos contextos profissionais. A principal característica do uso tecnológico é a necessidade de atualização e de evolução constantes, que obriga ao ajustamento permanente por parte das pessoas.
De acordo com o Fórum Económico Mundial as 10 competências essenciais das pessoas, para um futuro próximo, e que respondem às exigências do mercado de trabalho em atualização e evolução são:
• Pensamento analítico e inovação: a capacidade para pensar e analisar dados de forma lógica;
• Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizagem: a constante aquisição e atualização de conhecimentos;
• Capacidade de resolução de problemas complexos: ter responsabilidade, foco e compromisso para com todo o tipo de problemas;
• Pensamento crítico e de análise: a capacidade de olhar de forma crítica e analítica para as questões do quotidiano profissional;
• Criatividade, originalidade e iniciativa: pensar “fora da caixa”, apresentar novas soluções diferentes das tradicionais;
• Liderança e influência social: a apetência para coordenar e influenciar de forma positiva;
• Uso de tecnologia, monitorização e controlo: utilização de meios tecnológicos que facilitam o dia a dia de trabalho;
• Design e programação de tecnologias: ter conhecimentos técnicos;
• Raciocínio, resolução de problemas e ideação: a capacidade para resolver problemas de forma criativa e eficiente;
• Resiliência, tolerância ao stress e flexibilidade.
A avaliação de competências, que pode variar de acordo com cada cargo e função, é uma preocupação dos profissionais de recrutamento. Na Ditame procuramos manter uma abordagem personalizada e levar em consideração as particularidades de cada pessoa avaliada. Utilizamos provas e ferramentas aferidas para a população portuguesa, bem como entrevistas e dinâmicas que nos dão indicadores fiáveis e que sustentam, nas empresas, decisões mais fundamentadas - quer na contratação, quer na progressão dos profissionais.
A permanente inovação tecnológica que carateriza o contexto profissional atual exige das pessoas a capacidade de, com rapidez, adquirirem mais conhecimentos e serem capazes de os aplicar. Raciocinar e resolver problemas imprevistos e sem uma resposta predefinida é uma exigência atual e futura do mercado de trabalho. Este facto leva-nos a refletir na forma com estamos a formar as novas gerações e nas opções vocacionais dos jovens em formação.
O mercado de trabalho tem mudanças céleres o que permite que, com uma mesma formação, as pessoas possam fazer percursos profissionais e pessoais muito diversos. As exigências atuais são diferentes das exigências de um futuro próximo, pelo que há funções que irão exigir competências complementares ao longo da vida, obrigando a qualificações e requalificações permanentes. Ter abertura e sentido crítico para constantemente as pessoas ponderarem as competências que têm e que lhe são exigidas nas funções desempenhadas ou que almejam desempenhar será uma determinante importante.
Complementar o percurso ao longo da vida, através de áreas de formações anteriores adquiridas ou investindo em áreas diferentes, será fundamental para diversificar as competências profissionais. Cada pessoa não terá que optar por uma delimitada área de formação e ficar refém da mesma ao longo da vida. Será possível e exigido que cada um se adapte, tendo em conta os seus interesses e as necessidades dos contextos de trabalho.
Fontes:
https://www.weforum.org/agenda/2020/10/top-10-work-skills-of-tomorrow-how-long-it-takes-to-learn-them/
https://sejatrainee.com.br/competencias-o-que-as-empresas-vao-buscar-em-um-trainee-ate-2025/
https://www.ditame.com/clientes_empresariais/assessment
https://www.ditame.com/clientes_empresariais/consultoria_organizacional
https://www.ditame.com/clientes_empresariais/recrutamento_qualificado