As pessoas são a energia que move as empresas e representam uma parcela significativa dos custos fixos de uma organização. Contratar as pessoas certas é a garantia de estar a investir bem os recursos da empresa.
Tomada a decisão de contratar, a empresa pode optar por recrutar um colaborador externo à organização e/ou optar por divulgar a oportunidade internamente aos seus colaboradores. Em qualquer uma destas opções, tantas vezes complementares, pode recorrer a uma empresa especializada na área da gestão de pessoas, como a Ditame.
O recurso a uma empresa especializada permite otimizar o processo de recrutar, ou seja, de atrair candidatos com critérios ajustados à função e selecionar de entre estes o mais adequado ao perfil definido para o desempenho da função.
Se a empresa já tem identificados os potenciais candidatos à função, pode solicitar apenas o apoio na fase de seleção, onde através da Avaliação Psicológica e de Competências obtém um parecer do potencial de adequação e evolução da pessoa avaliada na função e realidade da empresa.
A prestação de serviço de recrutamento e seleção possibilita à empresa externalizar todo o processo até à fase final de tomada de decisão.
Na Ditame, proporcionamos uma prestação de serviços com consultores qualificados e uma vasta experiência no recrutamento e seleção de pessoas. A avaliação psicológica e de competências de candidatos é realizada por psicólogos, membros da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP). A Ditame dispõe de provas de avaliação, aferidas para a população portuguesa, que avaliam as diferentes aptidões e permitem antever o grau de adequação da pessoa à função que potencialmente vai desempenhar.
Damos-lhe a conhecer as diferentes fases do processo de recrutamento e seleção, na Ditame:
Na fase de recrutamento, o objetivo é captar o interesse dos candidatos desejados. A Ditame concebe os anúncios, divulga a oportunidade nos meios digitais e canais específicos, estudando os meios ideais para alcançar o público alvo. Os candidatos identificados são depois selecionados.
Na fase de seleção, após a triagem curricular na Ditame, a escolha do candidato assenta na Avaliação Psicológica e de Competências, que tem por base processos e técnicas complementares entre si, que permitem selecionar os candidatos de forma criteriosa. Entre os diversos processos e técnicas da Avaliação Psicológica e de Competências, destacam-se a entrevista de seleção, as provas de avaliação das aptidões intelectuais e caraterísticas comportamentais (psicotécnicos), os testes escritos de aferição de conhecimentos (ex: conhecimento de línguas), dinâmicas de grupo e as tarefas específicas de acordo com a função a desempenhar.
A Ditame apresenta à empresa um conjunto de candidatos que reúnem as exigências e as competências requeridas para o desempenho da função, permitindo à empresa otimizar o seu tempo e obter indicadores objetivos em termos do percurso profissional dos candidatos, competências intelectuais, comportamentais, expectativas de remuneração e de evolução na função, que potenciam a tomada de decisão pela pessoa que mais de adequada à função e cultura da empresa.
Na hora de contratar, assegure que investe na pessoa certa. O recurso a uma empresa especializada como a Ditame faz a diferença.
Conheça mais detalhes sobre o processo de recrutamento e seleção através da Ditame aqui.
Contacte-nos através de ditame@ditame.com ou ligue 213 404 602 (Lisboa) ● 221 201 431 (Porto) ● 234 100 001 (Aveiro).
Fique atento às nossas redes sociais e esteja a par de todas as novidades:
➡️ Visite o nosso website
➡️ Siga a nossa página no LinkedIn
➡️ Siga-nos no Facebook e Instagram