A realização pessoal dos jovens no mercado de trabalho

A realização pessoal é cada vez mais um aspeto considerado pelos jovens profissionais, que têm expectativas elevadas relativamente ao mercado de trabalho. Terminado o curso inicia-se uma nova fase de expectativas, sobre os desafios do mercado de trabalho, cada vez mais, exigente nas competências que valoriza.

O mercado de trabalho é competitivo e nem sempre corresponde às expectativas dos jovens profissionais, quando têm o primeiro impacto com a realidade laboral. A progressão na carreira pode não ser tão rápida quanto se esperava ou a área de trabalho pode não ser tão bem remunerada (principalmente numa fase inicial), como se pensava. Na realidade do mercado de trabalho, competências do domínio comportamental como pensamento crítico e a criatividade, são soft skills quase tão importantes como competências do domínio técnico, de utilização e de programação de tecnologias.

Numa fase inicial de carreira, os jovens profissionais têm que ter persistência e resiliência para se adaptarem às exigências, cada vez maiores, do mercado de trabalho. É preciso compreender que não dominamos todos os conhecimentos, apesar de podermos ser alunos de mérito, sendo fundamental manter a abertura a novas e distintas aprendizagens.

Quando falamos em realização pessoal devemos, ainda, ter em conta que as expectativas que criamos relativamente à realização pessoal são diferentes de pessoa para pessoa.

Há quem entenda por realização pessoal um posto de trabalho bem remunerado, quem anseie por trabalhar a partir de qualquer ponto do mundo e, ainda, quem aprecie ter tempo para si, mesmo que não obtenha uma remuneração ou benefícios elevados. Há, também, quem valorize a estabilidade e a segurança e prefira um salário fixo no final do mês e há quem goste de trabalhar por comissões ou prémios variáveis, com a flexibilidade de obter a remuneração de acordo com o esforço do trabalho desenvolvido.

O ponto de partida para trilhar um percurso profissional bem-sucedido e alcançar realização profissional é o autoconhecimento pessoal e profissional. A pessoa conhecer-se e projetar objetivos pessoais e profissionais é fundamental. A perceção de nós próprios, das nossas habilidades, pontos fortes e pontos de melhoria, permite aprender a lidar com as nossas particularidades e com isso otimizar o processo de desenvolvimento enquanto pessoas e profissionais.

Somos todos diferentes. Devemos abraçar os desafios do mercado de trabalho de mente aberta e com vontade de evoluir, enquanto pessoas e enquanto profissionais.
 

Localização