Encontrar emprego depois da licenciatura

O curso acabou e a entrada no mercado de trabalho pode ser desafiante. Então, o que fazer para encontrar emprego depois da licenciatura? Como facilitar este processo?

Os aspetos que podem influenciar a eficaz/ rápida inserção no mercado de trabalho são vários. Deixamos de seguida algumas sugestões que hão ajudar a encontrar emprego mais facilmente.

1. Preparar o currículo: o currículo é, muitas vezes, o primeiro impacto que o candidato cria junto da empresa recrutadora. Deve ser claro e objetivo, sem erros ortográficos e coerente na informação que transmite. Pode utilizar o modelo Europass para criar o seu currículo vitae de forma mais fácil ou optar por um modelo mais moderno, atualmente bem aceite pelas empresas.

2. Criar um perfil de LinkedIn: o LinkedIn é uma rede social de cariz profissional, amplamente utilizado tanto por pessoas à procura de emprego como por empresas à procura de profissionais. Crie uma rede de contactos dentro da sua área de interesse e destaque-se, interagindo de forma positiva com a sua comunidade. Desenvolva ainda ligações com consultores de recrutamento.

3. Procure emprego ativamente: utilize as plataformas de ofertas de emprego que tem à sua disposição. Para encontrar emprego depois da licenciatura, as plataformas de emprego das instituições de ensino superior podem ser uma mais valia. Registe-se e consulte periodicamente oportunidades de emprego do seu interesse. Organize um sistema de alertas para receber oportunidades que lhe possam interessar.

4. Inscrição no Centro de Emprego: faça o seu registo no centro de emprego mais próximo de si, para poder ter acesso a ofertas de emprego e formações do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) adequadas ao seu perfil e interesses.


Encontrar emprego depois da licenciatura ou qualquer outro nível de estudos não tem de ser uma dor de cabeça. Mantenha uma postura e atitude positivas no seu contacto com os empregadores, privilegie um aspeto cuidado nas entrevistas de emprego, faça uma procura ajustada aos seus interesses e seja resiliente.

Evite manifestações negativas nas redes sociais, relativamente a potenciais empregadores ou consultores de recrutamento. Analise os conteúdos das suas redes sociais e pondere a imagem que estes transmitem acerca de si. É comum, potenciais recrutadores, verem as redes sociais dos candidatos antes da tomada de decisão.

E lembre-se, o sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.


Consulte as vagas disponíveis no nosso site ou envie-nos uma candidatura espontânea para ditame@ditame.com, para que possamos entrar em contacto consigo caso surjam vagas ajustadas ao seu perfil e competências.

 


Fontes: elaboração própria. 

Localização