Alojamento universitário: residências, quarto ou casa?

Qual a melhor opção quando falamos de alojamento universitário: residências, quarto ou casa? Esta é uma questão comum a pais e jovens alunos quando se candidatam ao ensino superior, bem como no decorrer da frequência universitária onde é usual a troca de alojamento, seja por questões de natureza financeira, por comodidade ou outras.

Com o aproximar da saída dos resultados das colocações, esta é uma questão pertinente.

A escolha do alojamento universitário varia muito consoante as possibilidades de cada família/ estudante. Deixamos abaixo algumas considerações sobre cada modalidade de alojamento:

Residências dos Serviços de Ação Social das Instituições de Ensino Superior
As instituições de ensino superior dispõem de diversos serviços para os seus alunos. As residências dos Serviços de Ação Social das Instituições de Ensino Superior são um dos apoios que podem ser solicitados no ingresso no ensino superior. Estas residências são uma opção para muitos jovens, notando-se uma maior adesão nas zonas do interior.
Os benefícios destas residências de estudantes são sobretudo de ordem financeira, mas não só. Promovem o convívio entre estudantes de diferentes anos, áreas, bem como estão habitualmente situadas na proximidade das Faculdades e outros serviços como as cantinas, bibliotecas, polos universitários ou redes de transportes. Para jovens bolseiros, o benefício do complemento de alojamento, pode cobrir quase na totalidade a mensalidade, o que, para muitas famílias, é um fator decisivo na opção por este tipo de residências.

Residências privadas para estudantes
É uma oferta que tem vindo a crescer um pouco por todo o país, com especial incidência nas grandes cidades. Estas residências privadas, embora não tenham vínculo direto com a universidade, destinam-se, maioritariamente, a jovens estudantes. O conceito veio mudar a forma como olhamos para as residências de estudantes: distinguem-se pela experiência proporcionada aos residentes e destacam-se pelo conforto e comodidades e serviços que proporcionam. Os valores praticados costumam ser mais elevados, em comparação com as residências dos serviços de ação social das instituições de ensino superior.

Quarto
Arrendar quarto é também uma opção bastante adotada pelos jovens para alojamento Universitário. Um quarto, partilhado ou individual, permite uma maior privacidade e independência. A partilha dos espaços comuns é feita com menos pessoas do que será expectável numa residência. À medida que os jovens vão criando laços e fazendo amizades é habitual arrendarem quarto numa casa partilhada com os seus amigos. Ao arrendar um quarto deve-se ter em atenção à zona, às condições e duração de contrato de arrendamento. A celebração de contratos de arrendamento longos pode reter o jovem num local onde já não deseja estar. A proximidade da Universidade, a médio prazo, revela-se um fator importante para a organização do dia a dia, pelo que deve ser um aspeto ponderado no momento da escolha.

Casa
Arrendar casa é a opção ideal para quem privilegia a sua privacidade. Contudo, pode ser uma opção mais dispendiosa, face às anteriores modalidades de alojamento universitário apresentadas. À semelhança do arrendamento de quartos, ao arrendar casa deve-se ter em atenção às condições e duração do contrato, bem como à zona envolvente.


Uma outra solução é o Alojamento Universitário Solidário. Uma iniciativa local, a custo zero, que tenta encontrar soluções de alojamento para estudantes carenciados e simultaneamente, combater a solidão de pessoas idosas. Atualmente, esta iniciativa está disponível em Coimbra (projeto “Lado a Lado”), Évora (projeto “Laços para a vida”) e Santarém (projeto “Quarto Crescente”). Esta modalidade de alojamento permite aos jovens estudantes morar na casa de idosos fazendo-lhes, em troca, companhia e prestando-lhes apoio em algumas tarefas diárias.


A Ditame deseja boa sorte nesta nova fase!

 


Fonte:
https://www.portugal.gov.pt/download-ficheiros/ficheiro.aspx?v===BAAAAB+LCAAAAAAABAAzNzcwBwDtf2cKBAAAAA==
https://www.facebook.com/DGAAC/posts/projeto-lado-a-lado/515318788527010/
https://www.cm-evora.pt/municipe/areas-de-acao/juventude/programas-e-iniciativaspara-a-juventude/lacos-para-a-vida/
https://www.cm-santarem.pt/servicos-municipais/obras-projetos/centro-historico/projetos-centro-historico
 

Localização