Apoios disponíveis no ensino superior

Estudar no ensino superior acarreta custos, muitas vezes elevados, para muitas famílias. Conheça os apoios disponíveis no ensino superior para ajudar a equilibrar melhor as contas:


Bolsa de Estudo da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES)

A Bolsa de Estudo da DGES é um dos apoios mais conhecidos no ensino superior. O prazo para renovação da candidatura ocorre entre 25/06 e 30/09 de 2022 e é feito exclusivamente online, através da plataforma BeOn, aqui. Quem concorre pela primeira vez ao ensino superior, deve solicitar as credenciais de acesso para benefício deste apoio no momento da candidatura.


Programa +Superior 2022/2023

O Programa +Superior consiste na atribuição de bolsas de mobilidade que auxiliam na coesão territorial, fixando os jovens. O valor anual deste apoio é de 1 700€. Caso ingresse num Curso Técnico Superior Profissional (CTeSp) ou através do programa para maiores de 23, este valor é majorado em 15%.
O prazo para candidatura é até ao dia 31 de outubro de 2022, na plataforma BeOn da DGES. A candidatura a este apoio é feita exclusivamente online e para concorrer a este apoio o estudante deverá ser detentor da Bolsa de ação social da DGES.
Consulte as condições de atribuição desta bolsa, aqui


Bolsas Próprias de Instituições / Privadas

Cada entidade promotora possui o seu próprio regulamento, prazos e condições de acesso para este tipo de Bolsas.
Consulte aqui a lista de instituições que concedem apoios sob a forma de bolsa. Para mais informações, sugerimos procurar esclarecer-se junto de cada instituição.


Bolsas de Câmaras Municipais

Os apoios disponibilizados pelas Câmaras Municipais destinam-se a estudantes que se encontrem no 1º ou 2º ciclo de estudos do ensino superior, salvo condições específicas a apurar junto de cada entidade promotora.
As bolsas de Câmaras Municipais são concedidas (salvo condições específicas a apurar junto de cada entidade promotora) a estudantes residentes no Concelho que cumpram os requisitos de aproveitamento académico, idade e rendimentos do agregado familiar.
Os prazos de candidatura variam de Câmara para Câmara. Para mais informações deve consultar a Câmara Municipal do seu Conselho de residência.

Bolsas por Mérito

As bolsas por mérito são atribuídas de acordo com o aproveitamento escolar auferido pelo estudante, independentemente dos seus rendimentos. Deve consultar prazos e outras informações junto de cada Instituição de Ensino Superior (IES).


Existe ainda o Guia de Financiamento Europeu que apresenta apenas as bolsas, financiamentos e prémios que correspondem ao perfil individual de cada aluno: consulte aqui.


O objetivo dos apoios disponíveis no ensino superior passa por fornecer as mesmas possibilidades a todos os candidatos, independentemente da sua condição económica.


Fique a par de mais conteúdos, siga-nos nas redes sociais, Facebook e Instagram.

 


Fontes:
https://www.dges.gov.pt/en/node/266 | https://www.dges.gov.pt/pt/faq/faqs-programa-superior
https://www.dges.gov.pt/sites/default/files/outros_apoios_instituicoes_que_concedem_bolsas.pdf
https://www.fd.ulisboa.pt/alunos/apoio-ao-aluno/responsabilidade-social/bolsas-de-estudo-de-camaras-municipais/#1487173588003-2cd2ade4-39e7
https://www.dges.gov.pt/pt/pagina/informacoes-bolsa-por-merito | https://files.dre.pt/2s/2017/09/170000000/1925419255.pdf
https://www.european-funding-guide.eu/ | https://www.dges.gov.pt/pt/pagina/informacoes-1
 

Localização