Hoje abordamos a importância da inclusão social no contexto escolar e profissional. A inclusão social agrega a oferta de oportunidades iguais e acesso a bens e serviços a todos os indivíduos, independentemente de fatores como a classe social, a educação, deficiências cognitivas ou motoras, entre outros. A inclusão plena dos cidadãos e cidadãs com deficiência promove e reconhece os seus direitos.
No contexto escolar, este tema tem um papel fundamental no desenvolvimento das crianças e jovens com necessidades especiais, uma vez que é o principal fator para a sua integração, permitindo-lhes socializar, desenvolver capacidades pessoais e académicas e aprimorar a inteligência emocional e profissional.
Para além do desenvolvimento pessoal e profissional esta integração promove também os relacionamentos interpessoais, através da construção de laços com pessoas exteriores ao ambiente familiar. Estes contextos promovem um ambiente natural que é gratificante e estimulante para um saudável desenvolvimento da pessoa com deficiência.
A inclusão é vantajosa também para as crianças e jovens sem necessidades especiais. Permite-lhes experienciar e aprender a conviver com as diferenças, promovendo uma ampla reflexão sobre a diversidade e respeito.
A inclusão social em contexto profissional diz muito a respeito das empresas que a praticam, gerando uma melhor imagem institucional para as mesmas. Hoje em dia, este tipo de ações são cada vez mais apreciadas pelos profissionais, que desenvolvem maior apetência a fazer parte destas empresas.
É importante que seja proporcionado, sempre que possível, a transição para programas socioprofissionais ou para medidas de reabilitação profissional, tendo em conta a individualidade da pessoa com deficiência, capacitando e estimulando as suas escolhas em igualdade de oportunidades.
A inclusão social motiva também o bom relacionamento entre pessoas, que promove a integração do profissional no ambiente laboral, sem que as suas diferenças sejam algo impeditivo. Assim, é possível também fortalecer a equipa, onde todos estão são tratados de forma igual enquanto trabalham para atingir os objetivos propostos, promovendo a sua autonomização.
Por fim, através da inclusão, as equipas tornam-se mais criativas, visto que a mesma situação é analisada por pensamentos e perspetivas diferentes. Com a união de várias experiências, ideias e pontos de vista, é promovida a riqueza cultural e estratégica da empresa, tornando-se uma mais valia para a mesma.
A inclusão social no contexto escolar e profissional é um tema cuja importância é cada vez mais reconhecida. Proporcionar as mesmas vantagens e equidade para todas as pessoas deve ser um objetivo fundamental, tanto para empresas como para o meio escolar.
De salientar, que todas as pessoas com deficiência têm direito a viver em comunidade, com igualdade de oportunidades promovendo a sua autonomia e cidadania.
Fontes:
https://escoladainteligencia.com.br/blog/inclusao-escolar-relevancia-e-possibilidades/
https://blog.woli.com.br/entenda-a-importancia-da-inclusao-social-nas-empresas/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Inclusão_social