Como fazer um bom currículo?

O currículo continua a ser a melhor forma de acrescentar valor à candidatura, e quando bem feito é uma vantagem competitiva dos candidatos, daí a pertinência de saber fazer um bom currículo. Saiba quais os aspetos mais valorizados pelas empresas de recrutamento e seleção de candidatos e que na análise dos currículos lhe permitem conseguir uma entrevista.

O currículo deve começar com a apresentação do candidato: nome completo, zona de residência atual, contactos telefónicos, e-mail, data de nascimento e fotografia do candidato.

As experiências profissionais no currículo devem ser apresentadas, preferencialmente, da mais recente para a mais antiga. Devem ser mais desenvolvidas as experiências que, de alguma forma acrescentam valor ao perfil do candidato e se ajustam à oportunidade a que concorre.

Temos depois a formação académica e profissional e, posteriormente, as competências pessoais do candidato. Aqui, devem ser colocadas informações de relevância para a função a que se candidata: formação académica com dadas de frequência, conhecimento de línguas estrangeiras, competências digitais, cédulas profissionais, entre outras.

Podemos ainda referir no currículo as referências profissionais, hobbies, atividades de voluntariado, práticas desportivas e outros aspetos que possam influenciar positivamente o avaliador.

A informação apresentada tem que estar atualizada, ser sucinta, objetiva, com bom impacto gráfico, sem erros ortográficos ou de estruturação e com coerência de datas.

Fazer um bom currículo é uma questão pertinente para as pessoas que estão à procura de emprego ou pretendem uma mudança profissional. Aproveite algumas das dicas que neste artigo preparamos para si e faça um currículo que lhe garanta chegar às entrevistas de recrutamento.

 

Fonte: elaboração própria.


Localização