As férias da Páscoa são encaradas de formas diferentes pelos alunos. Por um lado, são vistas como um período de descanso e de diversão, marcado com viagens de finalistas. Por outro, representam um período de ansiedade devido aos exames nacionais e à aproximação da entrada no ensino superior.
Se pertences ao último grupo de estudantes e estás preocupado em conciliar as tuas férias com os estudos, temos algumas dicas para te ajudar!
Mantém uma rotina consistente
Sabemos que pode ser complicado manter uma rotina quando estás de férias. Mas acordar e dormir em horários regulares é o primeiro passo para conseguires conciliar os estudos com as tuas atividades e evitar a procrastinação.
Cria um plano de estudo
Tendo em conta o tempo que falta para as férias terminarem e a matéria que tens a estudar, cria um plano dividido por dias e horas com as atividades que tens de fazer: pode ser uma lista de tarefas, um horário ou como preferires. O importante é criares metas realistas e que estejam de acordo com a tua capacidade, para que não te sintas ainda mais pressionado e sobrecarregado.
Estabelece prioridades
Entre todas as tuas tarefas, define quais são as que precisam de mais atenção e prioriza-as!
Equilibra os estudos e o descanso
No teu plano de estudos, inclui intervalos de descanso. Desta forma, manténs o equilíbrio emocional e prevines a exaustão.
O mais importante neste processo é reconheceres os teus limites e aproveitares o tempo que tens da melhor forma que conseguires. Se por acaso não conseguires concluir todas as atividades que tinhas planeado, não te sintas frustrado, pois é uma experiência comum a todos nós. Lembra-te que por vezes é mais benéfico fazer uma pausa e retomar às tarefas mais tarde.
Agora que já sabes como equilibrar os estudos com as férias, surge a pergunta: Qual a melhor forma de estudar? Descobre as melhores estratégias para ti!