Qual a melhor forma de estudar? | Exames e provas finais

A época de exames nacionais e provas finais aproxima-se. Adotar algumas técnicas e métodos de estudo pode ajudar a atingir bons resultados.

A melhor forma de estudar depende de cada pessoa. No entanto, existem métodos para estudar de forma eficiente que se têm vindo a provar úteis ao longo dos anos.

Neste artigo partilhamos algumas estratégias para estudar em casa que podem ajudar nesta época.

  • Organização e planeamento
    A organização é essencial para não perder o foco. Utilizar cronogramas de estudo para planear os dias e as matérias a estudar pode ser uma grande ajuda. Se o estudo for dividido por matérias e se forem planeadas pausas, o estudo tende a ser mais produtivo. Ter em conta o calendário de exames em conta para planear o estudo é essencial!
  • Concentração
    Um aspeto que contribui para um bom estudo é focar-se no essencial e evitar as distrações. Com exceção de sites para estudar, toda a tecnologia deve ser evitada quando o estudo começa. O scroll nas redes sociais e a gestão das mensagens devem ficar para as pausas.
  • A importância das pausas
    Interromper o estudo de forma ponderada e fazer uma pausa é tão importante quanto qualquer outra estratégia. As sessões de estudo podem ser organizadas através da técnica de pomodoro. Esta consiste em 5 minutos de pausa para cada 25 minutos de tempo de estudo e é bastante eficaz.
    Uma pequena interrupção é essencial para manter a concentração durante mais tempo!
  • Métodos de memorização
    Um dos métodos de estudo comprovados cientificamente é a escrita como auxiliar ao processo de memorização. A melhor forma será, segundo estudos das universidades de Princeton e da Califórnia, escrever à mão com lápis ou caneta. Tirar apontamentos melhora a atenção, concentração e a capacidade de compreensão. Escrever resumos da matéria e fazer fluxogramas com cores pode ajudar a consolidar os conhecimentos.
  • Estudar sozinho ou acompanhado?
    Qualquer uma destas formas tem os seus prós e contras. A nossa sugestão é começar por um estudo individual para rever toda a matéria e depois discuti-la com colegas. As dúvidas de uns podem ajudar os outros a perceber que precisam de se focar em determinados temas.
  • Testar conhecimentos
    Nos arquivos do IAVE há exames e provas de anos anteriores que são ótimas ferramentas para estudar e preparar as matérias e a gestão do tempo dos exames.
    Fazer jogos de perguntas e respostas em grupo é uma boa forma de testar, assimilar conhecimentos e estudar de forma divertida.
  • Local de estudo
    O local de estudo também é importante. Deve ser bem iluminado, com uma temperatura agradável, calmo, arrumado, organizado e com mesa e cadeira adequadas para uma boa postura.

É importante não esquecer que a época de exames nacionais antecede a candidatura de acesso ao ensino superior. A classificação final dos exames influencia significativamente as médias de acesso. É, por isso, essencial que nesta época se adotem métodos de estudo eficazes.

Estas são algumas sugestões de técnicas de estudo que funcionam com grande parte dos estudantes e que esperamos ser úteis nesta altura! Boa sorte e bom estudo!

Localização