Três passos para lançar um podcast

O Dia Internacional do Podcast, celebrado no dia 30 de setembro, tem vindo a ganhar cada vez mais popularidade. O termo podcast nasceu da junção das palavras “iPod” e “brodcast” e refere-se a um arquivo de áudio disponível para o consumidor ouvir quando quiser. A partir de 2020, devido à pandemia da COVID-19, a produção e o consequente consumo de podcasts aumentaram significativamente, ganhando mais força no mundo digital. Deixamos de seguida 3 passos para lançar um podcast:


Passo 1: Planeamento
O planeamento é essencial: escolher os tópicos ou temas (que deverão ser relevantes e singulares) que serão abordados, definir o nome do podcast, definir também objetivos e identificar o público-alvo, para posteriormente adequar a linguagem ao mesmo. Procurar ser diferente da concorrência é um fator de distinção que ajudará a causar mais impacto.


Passo 2: Gravação e edição
Para a gravação do podcast deve-se dar preferência por ambientes tranquilos, preferencialmente salas com boa acústica, para fornecer a melhor qualidade de áudio possível e minimizar ruídos. De igual forma, deve-se conjugar o espaço com ferramentas de melhor qualidade como o microfone a utilizar.

A edição deve ir ao encontro dos objetivos estabelecidos para o podcast e requer tempo e dedicação. Esta etapa requer também conhecimentos no manuseamento de ficheiros de áudio. A edição é um mundo de oportunidades para melhorar um podcast, torná-lo diferente e atrativo e deve ser bem planeada e aplicada. Nesta fase deve-se dar atenção não só ao áudio como também à imagem que acompanhará o podcast aquando o momento da publicação e divulgação.


Passo 3: Publicação e divulgação
A publicação do podcast deve ser feita de forma estratégica, para alcançar o maior número de pessoas possível. O ideal será escolher uma plataforma de streaming (uma plataforma que permita o consumo de conteúdos em qualquer lugar). As principais plataformas são:
Spotify;
Soundcloud;
iTunes (Apple);
Deezer.

Após a publicação do podcast, chegou a hora de divulgá-lo! Anunciar nas diferentes redes sociais - Instagram, Facebook, Youtube, TikTok e/ou LinkedIn, dependendo do público alvo, é uma boa aposta para chegar um grande número de pessoas em simultâneo.


Estes são os 3 passos para lançar um podcast que trouxemos hoje, no Dia Internacional do Podcast. Se gostou do conteúdo mantenha-se atualizado nas nossas redes sociais para mais artigos do seu interesse. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

 

 

Fontes:
https://resultadosdigitais.com.br/marketing/como-criar-um-podcast/
https://popcasts.pt/blog/como-criar-um-podcast-os-5-passos-essenciais/
https://www.calendarr.com/portugal/dia-internacional-do-podcast/  

Localização