Trabalhar na área da fotografia

Fotografia é a arte de desenhar com luz! E marcar para sempre momentos que não voltam mais no tempo. Trabalhar na área da fotografia requer gosto, tempo e dedicação. Para além de um trabalho, a fotografia pode também ser um excelente passatempo.

Para quem pretende trabalhar na área da fotografia, o ideal é experimentar as diferentes modalidades, de forma a perceber o caminho que quer seguir dentro desta área.

Existe a fotografia publicitária, fotografia de moda, fotografia de eventos sociais (casamentos, batizados,…), fotografia de eventos desportivos, fotografia de vida selvagem,… A lista é grande! Por isso, o ideal será perceber, primeiro, qual a área que nos cria mais fascínio para depois apostar em material e formação mais qualificada, direcionada para os gostos e interesses de cada um.


Qual a melhor máquina para começar?

A escolha do equipamento depende do objetivo da fotografia. Um equipamento fotográfico (bom) pode não ser acessível a qualquer carteira. Para começar, com material fotográfico de qualidade razoável, uma máquina DSLR (Digital Single Lens Reflex) é uma boa aposta. O seu funcionamento é mais aproximado às máquinas profissionais e permitirá explorar muitas das técnicas fotográficas.


Como escolher uma objetiva?

Atualmente já são vendidos packs de máquinas DSLR com diferentes objetivas (lentes). Estas objetivas são indicadas para iniciantes, amantes da fotografia. Dependendo da finalidade da fotografia, deverá optar-se por uma objetiva que atenda as exigências do resultado final espectado. Para fotografias com os fundos bastante desfocados, deve-se optar por objetivas com aberturas de diafragma maiores (f/ 1.4, f/2.8, por exemplo). Caso se pretenda este efeito para situações em que o objeto da fotografia está em contante movimento, será indicado escolher uma objetiva com um bom estabilizador de imagem.

Hoje em dia já existem bastantes opções, acessíveis, de material com boa qualidade, excelente para quem quer começar na área da fotografia, de um modo geral.

Para trabalhar na área da fotografia, aposte em formação, crie e faça testes. Explore as potencialidades da sua máquina fotográfica e dê a conhecer o seu trabalho. Conhecer pessoas da mesma área e criar uma rede de contactos poderá ser extremamente benéfico para a captação de trabalhos e (novos) clientes.

 

Fontes: Marta Pereira (fotógrafa de eventos)
 

Localização