Ser fisioterapeuta

Dia Internacional da Fisioterapia – 8 de setembro

No dia em que se celebra o Dia Internacional da Fisioterapia, é uma oportunidade de salientar as funções, competências e acesso à profissão de fisioterapeuta. A informação é particularmente relevante no âmbito da orientação vocacional dos jovens, que necessitam de escolher uma área de estudo e de futuro acesso à profissão. Mas o que é ser fisioterapeuta?

Em resposta a essa pergunta, ser fisioterapeuta, segundo a Confederação Mundial da Fisioterapia (WCPT), significa ter competências e capacidades para prestar serviços capazes de desenvolver, prevenir, manter e reabilitar a capacidade funcional no decorrer da vida. Desta forma, a fisioterapia é prestada em circunstâncias que afetam o movimento e as capacidades funcionais humanas. Estas circunstâncias podem estar relacionadas com lesões, doenças, distúrbios, condições ambientais ou com o envelhecimento, onde o tratamento e recuperação do movimento funcional é essencial para a conservação de uma vida equilibrada e saudável.

Para reestabelecer e fortalecer a capacidade física e funcional dos pacientes, um fisioterapeuta utiliza técnicas e recursos como por exemplo:

Massoterapia;
Ginástica;
Termoterapia;
Tratamentos à base de frio e calor;
Tratamentos à base de água.

A fisioterapia é também uma área que se estrutura a partir das ciências da saúde, ciências sociais, humanas, da comunicação, da educação e do comportamento, que de foca em maximizar a qualidade de vida dos pacientes.

O Dia Internacional da Fisioterapia, reforça a relevância destes profissionais e desta profissão que tem vindo, ao longo do tempo, a ganhar destaque entre as profissões da saúde.

No que concerne à formação académica na área de fisioterapia, em Portugal existe um variado leque de opções nessa área. Consulte o sítio da Direção-Geral de Ensino Superior para conhecer mais sobre a oferta formativa.

Se ainda restam dúvidas sobre que curso/área escolher, consulte as nossas psicólogas de Orientação Vocacional. Saiba mais informações através do 234 100 001 (Aveiro) 213 404 602 (Lisboa) 221 201 431 (Porto) ou através de ditame@ditame.com.

 

 

Fontes Dia Internacional da Fisioterapia:
https://www.bwizer.com/pt/bwizer_academy/o_que_e_a_fisioterapia_definicao_areas_de_atuacao_e_estatuto_legal.html
https://blog.bahiana.edu.br/fisioterapia/o-que-e-ser-fisioterapeuta/
https://www.atlasdasaude.pt/artigos/ser-fisioterapeuta 

Localização