Saídas profissionais na área das línguas

O estudo de línguas traz um leque variado de saídas profissionais. Os cursos ligados às línguas permitem aos alunos, na sua grande maioria, adquirir soft skills cada vez mais requisitadas no mercado de trabalho como a capacidade de comunicação, o pensamento crítico ou a resolução de problemas de forma criativa. Apresentamos de seguida algumas das saídas profissionais na área das línguas:


Línguas e Relações Internacionais

A área das Línguas e Relações Internacionais permite as saídas profissionais na cooperação e relações internacionais, comunicação social, investigação científica ou em instituições europeias, embaixadas e consulados. Esta área possui uma sólida formação em línguas estrangeiras, sociologia, direito, economia e história, numa perspetiva internacional.


Secretariado ou Assessoria de Direção

São funções desempenhadas em empresas, instituições públicas e privadas em setores como os de turismo, comércio, indústria e serviços. Os potenciais empregadores serão médias e grandes empresas regionais, nacionais e multinacionais, bancos, seguradoras, autarquias e outros.


Marketing/Relações Públicas

No Marketing e nas Relações Públicas, duas áreas distintas, mas que se complementam, é possível entrar no mercado de trabalho como assessor de marketing, assessor de comunicação, gestor de equipa de vendas, marketing digital, comunicação corporativa, social media, técnico de Relações Públicas, técnico de comunicação pública/ interna, entre outros. Estas áreas oferecem valências na comunicação estratégica e comercial, características extremamente apreciadas no mercado de trabalho.


Comunicação Social/Jornalismo

A Comunicação Social permite chegar ao mercado de trabalho como jornalista de imprensa/ rádio/ televisão ou multimédia, produtor/ realizador audiovisual, operador de câmara, produtor/ editor/ gestor de produtos multimédia ou fazer carreira na área da investigação. Esta área oferece uma sólida formação cultural, científica e tecnológica, desenvolvendo competências de comunicação no contexto social.


Estudos Culturais e Linguísticos

Esta área permite adquirir e solidificar conhecimentos em línguas e culturas, permitindo as saídas profissionais em relações internacionais, comunicação social, turismo, recursos humanos, animação cultural e investigação científica.


Ainda com incertezas sobre o percurso escolar? Saiba mais sobre Orientação Vocacional na Ditame. 

 


Fontes:
https://www.ua.pt/pt/curso/36
https://sigarra.up.pt/flup/pt/cur_geral.cur_view?pv_curso_id=458
https://www.utad.pt/estudar/cursos/linguas-e-relacoes-empresariais/
https://www.ilch.uminho.pt/pt/Ensino/Paginas/Licenciatura-em-Linguas-Aplicadas.aspx
https://pt.slideshare.net/Joanach/cursos-da-rea-de-linguas-e-humanidades
https://fch.lisboa.ucp.pt/pt-pt/undergraduate/programs/undergraduate-program-applied-foreign-languages/translation/saidas-profissionais
https://www.universia.net/pt/actualidad/empleo/guia-das-saidas-profissionais-na-area-das-humanidades-1166579.html
https://preuniversitarios.blogs.sapo.pt/15406.html
https://fch.lisboa.ucp.pt/pt-pt/undergraduate/programs/undergraduate-program-communication-and-cultural-sciences/media-e-jornalismo
https://www.si.ips.pt/ese_si/cursos_geral.formview?P_CUR_SIGLA=CS
https://www.ipc.pt/pt/estudar/cursos/20179
http://portal2.ipt.pt/pt/cursos/Licenciaturas/L_-_CS/
https://www.esec.pt/estudar/cursos/comunicacao-social
https://www.ilch.uminho.pt/pt/Ensino/Paginas/Licenciatura-em-Linguas-Aplicadas.aspx
https://sigarra.up.pt/flup/pt/cur_geral.cur_view?pv_curso_id=457&pv_origem=CAND
 

Localização