Regresso às aulas - 5 sugestões para o ano letivo 2020/2021

O regresso às aulas traz, habitualmente, algumas preocupações aos pais e filhos e o contexto de pandemia, que vivemos, acrescenta alguns receios e ansiedades.

Eis algumas sugestões para começar (e manter) o ano letivo 2020/2021 da melhor forma:

 

Organização: reorganize os espaços de estudo depois das férias para que sejam motivadores e estejam preparados para estimular a concentração. Partilhe com o seu filho as decisões das compras de material escolar necessário. A maior parte dos jovens adora comprar material escolar novo e começar o novo ano letivo com brio. 

 
 

Rotinas: os horários das férias são diferentes dos horários em tempo de aulas. Estabeleça rotinas e horários para os momentos de estudo e para os momentos de lazer. Deve existir um bom equilíbrio entre ambos, de acordo com cada jovem. 

 
 

Motivação para a aprendizagem: relembre o seu filho aquilo em que é bom. Motive-o a ter objetivos e a trabalhar para alcançá-los, de modo a que sinta satisfação pessoal. 

 
 

Autonomia: é importante que os jovens desenvolvam a autonomia no seu dia a dia, devendo para isso ser encorajados e estimulados a estudar de forma autónoma.

 
 

Dar o exemplo: encare com positividade e boa energia cada dia para que possa transmitir aos seus e ajudá-los a percecionar de forma construtiva o dia a dia e os novos desafios. 

A colaboração entre os pais e as instituições é fundamental para proporcionar bem-estar e garantir a segurança de todos. 

Bom Ano Letivo!

Já conhece o calendário escolar 2020/2021? Consulte-o aqui.

Mantenha-se ligado às nossas redes sociais Facebook e Instagram para não perder nenhuma atualização na área do ensino.

 

Fontes: https://www.e-konomista.pt/como-motivar-o-seu-filho-para-o-regresso-as-aulas/ | https://www.centrosei.pt/blog/como-ajudar-o-seu-filho-preparar-o-regresso-escola/
 


Localização