Quatro áreas de trabalho para quem gosta de Design Gráfico

Para quem gosta de desenhar, o design gráfico pode ser uma opção a colocar em cima da mesa, quando chega a hora de tomar decisões sobre fazer algo que se gosta no futuro.

Existem diferentes vertentes que podem ser seguidas: ilustração, publicidade, animação e a criação de identidade visual são as quatro áreas de trabalho para quem gosta de design gráfico que apresentamos neste artigo.


Ilustração

A ilustração consiste no desenho ou criação de elementos gráficos e é feita mioritariamente de forma digital. É bastante utilizada na criação de livros de histórias infantis ou livros de banda desenhada, jornais e revistas.
É possível realizar a licenciatura em ilustração na Universidade Lusófona ou na Escola Superior Artística de Guimarães. Existe ainda a pós-graduação na Escola Superior de Educação de Viseu.


Publicidade

O design gráfico utilizado na publicidade consiste no desenvolvimento de material de comunicação como cartazes, flyers, outdoors, mupis ou publicidade digital (por exemplo para redes sociais), entre outros, para comunicar produtos, serviços ou informações sobre as marcas.


Animação (gráfica)

A animação consiste do desenvolvimento de peças 2D ou 3D e é comumente utilizada na criação de desenhos animados ou outro tipo de animação digital. Normalmente, os cursos dentro da área do design gráfico envolvem módulos de modelação 2D/ 3D, mas é possível realizar licenciatura nesta área na Universidade Lusófona.


Criação de identidade visual

Esta vertente do design gráfico trabalha trata de toda parte institucional de uma marca (branding). Isto inclui detalhes visuais dos materiais corporativos, peças publicitárias, imagens, logótipo, estilo da comunicação visual, cores e fontes a ser usadas.
Para quem gosta desta vertente do design gráfico o curso indicado é o de design de comunicação e pode ser encontrado em várias instituições de ensino superior em Portugal:
          • Faculdade de belas artes da Univ. do Porto;
          • Universidade Lusófona do Porto;
          • Instituto Politécnico de Castelo Branco;
          • Universidade do Algarve.


Para além das opções de formação para cada uma das 4 áreas, pode e deve utilizar o assistente de escolha da DGES para consultar todos os cursos disponíveis.

Ter afinidade com o desenho, ser criativo, inovador e gostar de arte, de uma forma geral, são características frequentes de quem gosta da área do Design Gráfico. Organização, disciplina e comprometimento com resultados são fundamentais para que um bom designer gráfico consiga gerir os seus projetos. É também necessário que este esteja a par das tendências do setor e pesquise bastante sobre novas tecnologias e formas de comunicação.

Ainda não sabe que rumo seguir, quer seja profissional ou escolar? Fale com uma das nossas psicólogas responsáveis pelas sessões de Orientação Vocacional.

Contacte-nos através do 213 404 602 (Lisboa) 221 201 431 (Porto) 234 100 001 (Aveiro) ou através do ditame@ditame.com.

 


Fontes:
https://blog.belasartes.br/design-grafico/ | https://www.guiadacarreira.com.br/guia-das-profissoes/design-grafico/ | https://tutano.trampos.co/14604-guia-de-profissoes-ilustradora/ | https://www.dges.gov.pt/guias/indcurso.asp | https://www.ulusofona.pt/licenciatura/artes-visuais/ilustracao-i/ULHT722-17189 | https://www.educaedu.com.pt/licenciatura-em-artesbdilustracao-licenciatura-30913.html | https://www.esev.ipv.pt/Cursos/apresentacao.aspx?value=43# | https://www.ulusofona.pt/licenciaturas/animacao-digital | https://sigarra.up.pt/fbaup/pt/cur_geral.cur_view?pv_curso_id=1331 | https://www.ulp.pt/licenciatura/design-de-comunicacao | https://www.ipcb.pt/esart/ensino/licenciatura-em-design-de-comunicao-e-audiovisual | https://www.ualg.pt/curso/1454

 

Localização