O último ano do secundário acarreta um misto muito grande de emoções para os jovens. A Orientação Vocacional para alunos do 12º ano apresenta-se como um farol para se tomarem decisões mais sustentadas.
O final do ano letivo é um período onde se intensifica o stress, ansiedade e preocupações para a grande parte dos jovens, que valorizam cada vez mais a qualidade de vida e o conforto em resultado das suas decisões.
Cada jovem é diferente, com gostos e aspirações diversas. Por este motivo, na Ditame, cada Orientação Vocacional é feita de forma personalizada com base nos interesses, motivações, aptidões, valores e estrutura de personalidade de cada jovem.
O objetivo da Orientação Vocacional é proporcionar ao jovem um momento de reflexão sobre as oportunidades académicas e profissionais que vão ao encontro das suas motivações e que, simultaneamente, se enquadram na sua personalidade, expectativas e aptidões. Dar a conhecer as opções que tem disponíveis - entre prosseguir os estudos ou ingressar no mercado de trabalho - e orientar na tomada de decisões mais consistentes.
É importante ter em mente que as decisões tomadas nesta etapa permitem orientar o jovem num determinado sentido, contudo deixam em aberto a possibilidade do próprio definir o seu futuro, tendo em conta as experiências e oportunidades que irá passar. As carreiras profissionais e académicas são, cada vez mais, processos dinâmicos que se vão definindo ao longo do tempo e vida das pessoas.
Saiba mais sobre a Orientação Vocacional na Ditame. Estamos em Lisboa (213 404 602) • Porto (221 201 431) • Aveiro (234 100 001) • ditame@ditame.com
Fontes: elaboração própria.