O seu filho tem dificuldades de concentração?

Os motivos que levam uma criança a distrair-se são muitos e variam de criança para criança. Se o seu filho tem dificuldades de concentração tenha em atenção este artigo.


A razão mais comum para as dificuldades de concentração é o interesse que as atividades despertam na criança. Quando são mais novas gostam de ver e explorar tudo, o que faz com que percam o interesse com facilidade em algo que já conhecem. Contudo, embora seja importante estimular a criatividade, é necessário que a criança aprenda a repartir a sua concentração nas tarefas, principalmente quando se encontra ainda em idade escolar. Para isso destacamos três dicas que lhe podem ser úteis se o seu filho tem dificuldades de concentração:


1. Atividades ao ar livre: crianças precisam de gastar energia. Atividades ao ar livre melhoram o processo de concentração e a qualidade do sono, o que por sua vez melhora a capacidade de aprendizagem.


2. Novas formas de fazer a mesma atividade: o que é novo desperta a atenção e facilita a memorização. Use a sua criatividade para romper a monotonia e incentivar o seu filho a realizar as mesmas tarefas.


3. Elimine possíveis estímulos: as dificuldades de concentração aumentam quando a criança se encontra num sítio barulhento e/ ou desarrumado. Evite estas situações de forma a melhorar a capacidade de concentração do seu filho.


É importante que as crianças tenham o seu tempo e espaço para dedicar a tarefas que exigem concentração. Da mesma forma, é importante a criança ter o seu tempo para se distrair e brincar.

A chave é: equilíbrio.

Gostou deste artigo? A sua opinião é importante para nós, deixe o seu comentário na nossa página de Facebook.

Fontes e artigos consultados: https://pt.wikihow.com/Ajudar-seu-Filho-a-se-Concentrar | http://comoeducarseusfilhos.com.br/blog/meu-filho-nao-se-concentra-nas-atividades-o-que-fazer/ | https://eric.ed.gov/?id=ed335781 | https://uptokids.pt/educacao/ensino/estrategias-filho-concentrar-nas-aulas/ | https://larmontessori.com/2017/12/09/como-ajudar-a-crianca-a-se-concentrar-e-porque-isso-importa/
 

Localização