O que são os CTeSP - Curso Técnico Superior Profissional?

Os Cursos Técnico Superior Profissionais (CTeSP) têm ganho cada vez mais adeptos, isto porque estes cursos trouxeram consigo uma formação mais específica e vocacional, comparando com os antigos Cursos de Especialização Tecnológica (CET).

Um CTeSP tem a duração de até quatro semestres (2 anos), sendo que o último é composto por formação em contexto real de trabalho (ou, por outras palavras, estágio curricular). 70% dos restantes semestres concentram o seu tempo em disciplinas de formação técnica e os restantes 30% são dedicados à teoria geral e científica.

Estes cursos concedem um diploma de nível 5 no Quadro Nacional das Qualificações da DGES (Direção-Geral do Ensino Superior) - não atribuem grau académico, mas dão a possibilidade de seguir por essa via depois de concluído o CTeSP. 

Uma particularidade destes cursos é que não são necessários os exames nacionais para concorrer. É apenas necessário ter o ensino secundário completo ou equivalente.

Quer ficar atualizado sobre informações relevantes da área da educação? Siga-nos na nossa página de Facebook e Instagram.

 

Fontes: Direção-Geral do Ensino Superior [https://www.dges.gov.pt/pt/pagina/cursos-tecnicos-superiores-profissionais] | https://inspiringfuture.pt/articles/tudo-o-que-precisas-de-saber-sobre-os-ctesp
 

Localização