O que mudou nas provas de aferição e exames nacionais 2021?

As provas de aferição e exames nacionais sofreram alterações no que respeita ao presente ano letivo, 2020/ 2021, em consequência das medidas adotadas para travar a pandemia da COVID-19. As mudanças são várias, desde o cancelamento das provas à possibilidade de escolha das provas a realizar para os alunos que pretendam ingressar no ensino superior.

Provas de aferição canceladas

As provas de aferição do 2º, 5º, 8º e 9º ano foram canceladas por decisão do Ministério da Educação, à semelhança do ano passado. O mesmo o acontece com os exames nacionais do 9 ano. Estas medidas excecionais resultam da retoma das atividades letivas em regime não presencial e procuram contribuir para um quadro de justiça e equidade.

E os exames nacionais do 12 ano?

Os alunos do secundário não farão exames nacionais para a conclusão e certificação do 12 ano, ficando como nota final com a classificação interna. A exceção dirige-se aos estudantes que pretendam aceder ao ensino superior que podem escolher as provas que querem fazer, consoante as provas necessárias para ingresso. A classificação dos exames terá peso para o acesso ao ensino superior, mas não para a média final do ensino secundário. As melhorias de notas também só serão possíveis de realizar às disciplinas de ingresso.

Como decidir que exames escolher para acesso ao ensino superior

A tomada de decisões sobre o futuro gera algum stress e ansiedade nos estudantes. Neste momento é importante dar o suporte necessário ao seu adolescente que se questiona sobre:

• Como será o futuro?
• Como escolher o que se gosta mais?
• Como decidir entre duas áreas quando se está indeciso?
• Qual a melhor opção?

A Orientação Vocacional tem o papel essencial de auxiliar na tomada de decisões, com base nos gostos, competências pessoais e aptidões, de forma adaptada a cada perfil de aluno. Desta forma, é possível orientar o aluno quanto às áreas que melhor se ajustam ao seu perfil e decidir os exames nacionais necessários para ingressar na mesma.
A Orientação Vocacional é ideal para estudantes que se sentem perdidos quanto às suas escolhas e opções e aqueles que procuram validar as suas escolhas. Saiba mais aqui.


Fontes: https://www.publico.pt/2021/03/11/sociedade/noticia/exames-9-ano-provas-afericao-canceladas-1954083 | https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/provas-de-afericao-e-exames-do-9-ano-cancelados-13447833.html | https://sicnoticias.pt/especiais/coronavirus/2021-03-11-Provas-de-afericao-e-exames-do-9.-ano-cancelados
 

Localização