O ensino à distância | Aspetos a ter em conta com as aulas online

Após as novas medidas anunciadas no dia 27/01 pelo governo, as aulas dão início hoje, dia 8 de fevereiro, em regime de aulas online. Embora esta modalidade não seja a preferida pela comunidade de estudantes, de um modo geral, neste momento é a melhor das hipóteses por forma a ajudar a travar a pandemia.


Respeitar horários

Um dos maiores desafios de estudar a partir de casa é a gestão do tempo e respeito de horários. Deve-se fazer um esforço acrescido neste sentido para não falhar os horários das aulas. De igual forma, devem-se respeitar os tempos destinados às pausas para desanuviar um pouco e preparar para os conteúdos seguintes.


Comodidade

A grande vantagem de estar em casa é a comodidade do nosso espaço. Sempre que possível, deve-se criar um espaço propício ao estudo, que alie conforto e tranquilidade para incentivar a concentração.


Rotina escolar

No contexto de aulas online existem duas modalidades: as aulas síncronas (aulas com professor) e assíncronas (estudo em casa). É importante respeitar os períodos de aulas assíncronas da mesma forma que se respeitam as aulas com o professor. O estudo em casa, sozinho, permite consolidar conhecimentos e é essencial para o desenvolvimento dos jovens.


Momentos de avaliação

É importante que se respeitem os momentos de avaliação da mesma forma como se fossem realizados em contexto de aulas presenciais. Com a avaliação pretende-se aferir os conhecimentos reais que o aluno adquiriu, de forma a perceber o desenvolvimento do mesmo durante o ano letivo. Esta perceção é extremamente importante para os momentos de avaliação que se seguem, uma vez que permite aos professores um acompanhamento mais ajustado às necessidades do aluno.


Para além das aulas online, foi também anunciado que não haverá lugar a mais interrupções este ano letivo e haverá ainda compensações nos períodos tradicionais de férias.

Siga-nos para mais informações, através da nossa página de Facebook Orientação Vocacional Ditame.

 

Fontes: entrevista com a professora Elsa Pereira, professora de Matemática e Ciências Naturais na Escola 2, 3 D. Martinho Castelo Branco | https://www.jornaldenegocios.pt/economia/coronavirus/detalhe/suspensao-de-aulas-compensada-no-carnaval-pascoa-e-verao-ministro-admite-aulas-a-distancia-apos-5-de-fevereiro | https://www.dn.pt/opiniao/opiniao-dn/convidados/aulas-online-publico-e-privado-13274838.html  

Localização