Mudar de curso na universidade - o que precisa de saber

Por vezes achamos que o curso que escolhemos é exatamente aquilo que queremos para o nosso futuro, mas quando chegamos ao ensino superior percebemos que não é bem assim. Saiba o que precisa para mudar de curso na universidade, abaixo:  
 
Qualquer mudança deve ser feita de forma consciente e envolve bastante pesquisa.  
Ao mudar de curso na universidade é importante ter em conta os prazos e critérios adotados pela Instituição de Ensino Superior (IES) à qual o estudante se pretende inscrever. Cada IES tem autonomia para estabelecer as suas próprias regras e prazos, desde que estejam em concordância com a legislação em vigor.  
Para efetuar o pedido o estudante deve apresentar um requerimento na IES a que pretende inscrever-se.  
 
O limite de vagas é definido por cada IES, que tem competências para estabelecer os critérios de seriação e desempate, criando para o efeito um regulamento próprio.  
A mudança de curso para os quais sejam exigidos, nos termos do regime geral de acesso, pré-requisitos ou aptidões vocacionais específicas avaliadas através de concursos locais, está condicionada à satisfação dos mesmos. 
 
No ano letivo em que o estudante tenha sido colocado num curso de ensino superior ao abrigo de qualquer regime de acesso e ingresso e se tenha matriculado e inscrito, não é permitida a mudança de curso. Só serão aceites requerimentos no decorrer do ano letivo só podem ser aceites a título 
excecional, por motivos especialmente aceitáveis, e desde que existam condições para a integração académica dos requerentes. 
 
Se está com dúvidas sobre que área seguir no futuro consulte os nossos serviços de orientação vocacional, aqui.  
 
Fontes e artigos consultados: 
https://dre.pt/application/conteudo/115868393 
https://dre.pt/application/file/a/123610772 
https://www.dges.gov.pt/pt/pagina/mudanca-de-par-instituicaocurso 
https://uniarea.com/estou-no-curso-superior-errado-e-agora/ 

Localização