Métodos de estudo para o 2º período | 9º ao 12 ano

O 2º período já deu início e com ele a oportunidade de adquirir mais conhecimentos e melhorar as notas. Para isso deixamos algumas dicas sobre métodos de estudo para o 2º período que poderão ajudar para alcançar de melhor forma os objetivos na escola.


Organização e planeamento

A organização é essencial para não perder o foco. Planear os dias e as matérias a estudar pode ser uma grande ajuda. Se o estudo for dividido por matérias e se forem feitas várias pausas, com peso e medida, o estudo tende a ser mais produtivo.


Apontamentos escritos

Está cientificamente comprovado que escrever auxilia o processo de memorização. A melhor forma será, segundo estudos das universidades de Princeton e da Califórnia, escrever à mão com lápis ou caneta, ao invés de utilizar o computador ou smartphone. Tirar apontamentos melhora a atenção, concentração e a capacidade de compreensão. Escrever resumos da matéria ajuda a consolidar os conhecimentos obtidos durante as aulas.


Testar conhecimentos

Fazer jogos de perguntas e respostas em grupo é uma boa forma de testar e assimilar conhecimentos. Para tal, convém fazer uma revisão da matéria antes de forma a estar melhor preparado. Neste tipo de situações é importante ter foco para não dispersar do estudo.


O sítio onde se estuda também é importante: deve ser bem iluminado, com uma temperatura agradável, calmo, arrumado, organizado e com mesa e cadeira adequadas para uma boa postura.

Estas são algumas sugestões de métodos de estudo que funcionam com grande parte dos estudantes. Fique atento a mais conteúdos que vamos partilhando pelo nosso blog ou redes sociais.

Notas: https://www.letras.ulisboa.pt/pt/documentos/estudantes/alunos/45--22/file | https://administradores.com.br/noticias/escrever-a-mao-ajuda-no-desenvolvimento-do-cerebro-e-memorizacao-afirma-estudo | https://www.lfg.com.br/conteudos/dicas/geral/escrever-a-mao-ajuda-a-memorizar-conteudos

 

Localização