Melhoria de notas no ensino secundário em tempos de COVID-19

A impossibilidade de fazer melhoria às notas internas este ano (Decreto-Lei 14-G/2020, a 3 de abril) é motivo de conversa entre os alunos.
As novas regras estabelecem que os alunos realizam exames finais nacionais apenas às disciplinas que elejam como provas de ingresso para acesso ao ensino superior, e é ainda possível a realização desses exames para melhoria de nota, sendo que o resultado obtido releva apenas como classificação de prova de ingresso.
Nos cursos científico-humanísticos os exames nacionais têm pesado 30% da nota da disciplina, sendo a restante nota resultado da média de frequência nos dois ou três anos que durou essa disciplina.
Os alunos que pretendiam fazer exames para melhorar a média interna do ensino secundário, decorrente do peso de 30% que as provas têm na classificação, este ano, excecionalmente, não terão essa possibilidade.
Os jovens que tenham o ensino secundário concluído e que este ano pretendam candidatar-se ao ensino superior, mantêm a sua média de secundário e também não terão possibilidade de fazer melhoria de notas internas.
A impossibilidade de fazer melhorias de notas internas no ensino secundário em tempos de COVID-19, é uma preocupação patente para muitos jovens alunos, que no seu percurso escolar têm feito um trabalho e investimento, no sentido de obter as notas necessárias para acesso ao curso superior que ambicionam.
Se por um lado, em tempos de COVID-19, colocar mais alunos a realizar avaliações aumenta o risco de contágio, por outro lado temos que reconhecer que a impossibilidade de melhorar a média interna através dos exames, é uma alteração no decorrer do percurso do ensino secundário, que anula expetativas e gera frustração a muitos jovens que trabalharam e se dedicaram para atingir os seus objetivos escolares.
A melhoria da nota final da disciplina por exame, para muitos alunos do ensino secundário, é a possibilidade de melhorar a sua média interna e de ingressar no curso superior desejado.


Fontes: https://www.inspiringfuture.pt/stories/debate-sobre-as-melhorias-ministro-do-ensino-superior-vai-hoje-ao-parlamento?fbclid=IwAR0saX4oTvXUatlIajbOfr8dr6xmucP8k0se6oDGe9FHgRY1XrNMf2xy4og
 

Localização