Intercâmbio Internacional: como garantir o sucesso da experiência para toda a família

Realizar um intercâmbio internacional é uma oportunidade de viver ou trabalhar num país diferente e pode passar pela possibilidade de estudar noutra instituição de ensino, de trabalhar ou de fazer voluntariado. Fazer um intercâmbio internacional é uma forma de ampliar os horizontes, conhecer novas culturas, práticas e línguas, bem como permite a ampliação da rede de contactos e uma visão do mundo mais abrangente.

O intercâmbio internacional pode ser realizado durante o ensino secundário, o ensino superior ou a pós-graduação, dependendo do programa escolhido. Existem programas financiados pelo governo, pelas instituições de ensino ou através de bolsas de estudo. No entanto, há que ter em conta que realizar um intercâmbio internacional pode ser dispendioso e exige abertura de espírito para adaptação a uma nova cultura e a um novo idioma. É importante considerar cuidadosamente as vantagens e desvantagens antes de decidir participar num intercâmbio internacional.

Antes de fazer num intercâmbio internacional, há que ter em conta alguns fatores importantes para que a experiência possa ser bem-sucedida para o jovem e garantir a tranquilidade e o sucesso da experiência para toda a família. Alguns dos aspetos a considerar incluem:

 

🌍 Objetivo do intercâmbio internacional: é importante ter um objetivo claro e bem definido, seja ele estudar, trabalhar ou apenas viajar. Isto ajuda a determinar qual é o melhor programa para responder ao pretendido.


🏰 País de destino: no momento de escolher, é importante ter em consideração um país que ofereça oportunidades de estudo ou trabalho de acordo com os seus interesses e objetivos. Além disso, é importante observar a cultura e a língua do país de destino para garantir uma melhor adaptação ao local de acolhimento.


🕰️ Duração da estadia: quanto tempo planeia permanecer no país de destino? Isto pode depender da duração do programa de intercâmbio e dos objetivos e necessidades pessoais de cada pessoa.


📚 Fazer a preparação: para preparar adequadamente o intercâmbio internacional deve atualizar-se sobre as leis e regulamentos do país de destino e conhecer todas as medidas de segurança adequadas antes de partir. Deve ainda organizar a documentação necessária, como o passaporte, o visto, certificados ou outros documentos necessários.


🏠 Alojamento: encontrar um lugar para residir, que se ajuste às suas necessidades e orçamento é ainda um dos aspetos a ter em conta. Algumas opções incluem alojamento em residências, casas de família ou quarto alugado. Há, também, sites internacionais credíveis onde pode pesquisar para encontrar a melhor opção sobre onde residir.


💰 Definir um orçamento: é importante ter um orçamento detalhado e fazer um plano financeiro para cobrir as despesas durante o intercâmbio onde estejam incluídos, entre outros encargos, residência, alimentação e transporte. Os intercâmbios internacionais, dependendo dos países de acolhimento, podem ser caros, pelo que é importante ter um orçamento bem definido antes de decidir participar.


🩺 Seguro de saúde: garantir estar protegido em caso de qualquer eventualidade é fundamental, pelo que é recomendado fazer um seguro de saúde válido para o país de acolhimento.


🔠 Considerar o idioma: ter conta o idioma do país de destino e considerar se é necessário aprender ou aperfeiçoar as competências linguísticas antes de partir é uma ponderação essencial.


📱 Garantir meios de comunicação: manter o contacto com a família e os amigos é muito importante para o bem-estar, assim deve garantir as ferramentas e meios necessários para assegurar o contacto com a família e os amigos durante o intercâmbio para se sentir apoiado e conectado.

 

Considerar os fatores mencionados, planear cuidadosamente a experiência de intercâmbio internacional, estar aberto a novas experiências e culturas maximiza a possibilidade de sucesso e de aproveitar as oportunidades que este tipo de programa oferece. Ter em conta estes fatores pode ajudar a garantir que a experiência de intercâmbio internacional seja bem-sucedida e extremamente enriquecedora.

 

 

 


Fontes:
https://blog.descubraomundo.com/intercambio/o-que-e-intercambio-estudantil/
https://www.unit.br/blog/5-vantagens-de-fazer-intercambio-e-estudar-fora
https://embracon.com.br/blog/por-que-fazer-um-intercambio-veja-7-bons-motivos
https://www.ef.edu.pt/pg/cursos-linguas/
https://www.ditame.com/blog/detalhe/voluntariado-estudantil-iniciativas-ensino-superior
https://www.ditame.com/blog/detalhe/beneficios-estudar-ambiente-multicultural
https://www.ditame.com/blog/detalhe/a-importancia-do-convivio-social 

Localização