O fluxo constante de imigração internacional representa um desafio para as empresas. No entanto, existem medidas e estratégias que podem ser implementadas para promover a integração de trabalhadores estrangeiros de forma eficaz.
Apresentamos aqui algumas sugestões para promover a inclusão de trabalhadores estrangeiros nas empresas:
• Promover a inclusão no processo de seleção e contratação: Assegurar que o processo de seleção e contratação é inclusivo, baseando-se na qualificação e competências dos candidatos e não na nacionalidade.
• Proporcionar formação a novos colaboradores: uma boa integração nas empresas é indissociável do bom acolhimento na organização. Proporcionar formação acerca do trabalho, das regras da empresa, e dos valores organizacionais pode potenciar a integração de colaboradores estrangeiros.
• Promover formação inclusiva: a empresa deve proporcionar formação em temas que sensibilizem para a compreensão e aceitação da diversidade, abordando as questões relacionados com a inclusão e ajudando todos os colaboradores a compreender os benefícios da diversidade, bem como a encontrar ações que promovam a inclusão no ambiente de trabalho.
• Valorizar a diversidade cultural: conhecer e partilhar com colegas de trabalho, nos espaços de comunicação interna da empresa, a cultura, tradições e metodologias de trabalho de pessoas provenientes de outros países pode ter um ganho importante para a organização e para a promoção de um bom acolhimento e compreensão dos colegas estrangeiros.
• Criar oportunidades de convívio entre colaboradores: fomentar o convívio e a comunicação entre colaboradores de diferentes nacionalidades para melhorar a colaboração e produtividade. É no convívio e nos espaços informais que muitas vezes se fortalecem as relações entre as equipas de trabalho.
• Estabelecer políticas de diversidade e inclusão: a definição clara e objetiva de políticas de diversidade e inclusão, bem como das ações que visam garantir que sejam cumpridas, promove na empresa e em todos os que dela fazem parte uma cultura de inclusão. É fundamental criar uma cultura de respeito onde todos os funcionários se sintam respeitados e valorizados, independentemente de sua cultura, género, idade, habilidades ou qualquer outra característica.
• Proporcionar recursos de apoio: fornecer mecanismos de suporte, como grupos de apoio ou programas de mentoria, pode ajudar os colaboradores a sentirem-se mais incluídos e bem-sucedidos no ambiente de trabalho. Criar espaços seguros onde possam partilhar as suas dificuldades e perspetivas sobre a diversidade e inclusão ajudam a identificar e corrigir desigualdades que possam existir na empresa. Podem ainda ser divulgados serviços de apoio institucional que o país tem ao dispor para auxiliar o acolhimento e integração de cidadãos estrangeiros.
Na Ditame, damos o nosso contributo para a Educação através da Orientação Vocacional de jovens estudantes nas suas opções de percurso escolar e/ou académico, tendo em conta o respeito pelos seus interesses, motivações, valores e caraterísticas singulares, de modo a fazerem escolhas mediante a sua própria visão do mundo.
Fontes:
https://www.ditame.com/blog/detalhe/dez-competencias-futuro-empregos
https://www.ditame.com/blog/detalhe/tres-aspetos-que-potenciam-a-sua-evolucao-profissional
https://www.ditame.com/blog/detalhe/fazer-erasmus
https://www.ditame.com/blog/detalhe/saidas-profissionais-na-area-das-linguas
https://www.ditame.com/blog/detalhe/orientacao-vocacional