Goze as férias - Descanse e desfrute do que gosta!

Garantir o equilíbrio entre o trabalho e o descanso é essencial para o bem-estar geral da pessoa. Goze as férias, descanse e desfrute do que gosta!

Trabalhar é importante para obter realização e satisfação profissional, mas descansar é fundamental para recuperar das pressões e do desgaste do dia-a-dia, proporcionando ao corpo e à mente novos estímulos e experiências.

A produtividade e o descanso estão intrinsecamente ligados, sendo potencialmente mais produtiva a pessoa que consegue descansar e ter tempo de qualidade para fazer o que gosta.

O descanso está muitas vezes associado a atividades mais passivas, ou seja, “não fazer nada” ou “fazer só o que apetece”. Contudo, a forma de descansar é diferente de pessoa para pessoa. Para algumas pessoas descansar passa por fazer atividades de relaxamento como dormir, estar no sofá, ver o pôr do sol no final do dia ou de maior relaxamento, mindfull. Para outras, descansar significa conviver com amigos e família, visitar outros locais, ir para o campo ou para a praia, fazer atividades desportivas intensas e radicais.

O denominador comum para o descanso é sair da rotina diária e gozar os dias de férias da melhor forma possível, criando memórias positivas e de bem-estar, que serão importantes fontes de motivação quando regressar ao trabalho.

Desligar e descansar do quotidiano das preocupações profissionais e pessoais exige predisposição e leva tempo, o que justifica a obrigação de tirar 10 dias de férias consecutivos, dos 22 dias a que se tem direito, por cada ano de trabalho.

Preparar as férias de forma adequada é importante para evitar as preocupações e poder descansar. No seu trabalho, garanta que deixa as tarefas importantes da sua atividade profissional efetuadas e aquelas que não conseguiu resolver, encaminhadas para alguém que possa dar boa resposta. Em termos pessoais, reserve o primeiro dia de férias para se organizar. Evite começar as suas férias com stress.

Flexibilize-se à mudança de planos, desfrute do tempo e do lazer. Para garantir o bom gozo do tempo de férias deve guardar os dias de descanso para fazer o que lhe dá prazer, com quem aprecia e lhe dá satisfação e bem-estar.

A Ditame deseja a todos boas férias, com muito descanso.

Goze as férias!

 

Fontes:
https://dre.pt/dre/legislacao-consolidada/lei/2009-34546475-46747075
https://blog.unilabs.pt/bem-estar/importancia-ferias/

Localização