Fazer Erasmus

A oportunidade de conhecer novas culturas e países enquanto se aumenta o conhecimento na área de formação é um desejo de muitos jovens. Fazer Erasmus é uma experiência única e pode ser muito enriquecedora.

O programa Erasmus traz diversos benefícios: promove o autoconhecimento e a autonomia, fomenta a aprendizagem, fornece valências nas áreas de estudo e promove o conhecimento de novas culturas e línguas, aumenta a rede de contactos, abre portas para trabalhar no estrangeiro, enriquece o currículo…. Dá-nos a experimentar a vida de forma diferente e por isso deve ser uma decisão bem ponderada e organizada.

Fazer uma viagem e conhecer outro país é diferente de fazer Erasmus. Quando fazemos Erasmus e nos encontramos sem o suporte familiar, sem a gastronomia portuguesa, a nossa cultura ou até mesmo sem o nosso clima podem, naturalmente, surgir medos e anseios.

A distância pode causar a sensação de insegurança e desamparo, numa fase de adaptação inicial. Com o decorrer do tempo de Erasmus, a criação de laços e amizades atenua essas sensações e ajuda muito à construção de uma rede de apoio. Além disso, as instituições de ensino também disponibilizam o suporte necessário à integração dos participantes do programa Erasmus no meio académico e na cidade.

O programa Erasmus surgiu com o objetivo de permitir aos estudantes ter a experiência de estudar noutro país europeu. Atualmente, existem 34 países participantes, os 27 da União Europeia, o Reino Unido, República da Macedónia do Norte, a Islândia, o Liechtenstein, a Noruega, a Sérvia e a Turquia.

Para quem está a pensar fazer Erasmus, as instituições de ensino organizam sessões de esclarecimento sobre o programa com testemunhos reais de estudantes. Também existem departamentos próprios para o programa Erasmus com profissionais disponíveis para atender dúvidas e ajudar com todo o processo. As candidaturas para fazer Erasmus são realizadas através deste departamento, na instituição de ensino.

Para mais informações aconselhamos a informar-se junto do Departamento Erasmus da sua instituição de ensino.

 

Fontes: https://ec.europa.eu/programmes/erasmus-plus/node_pt

Localização