Do que depende o sucesso de uma empresa?

O sucesso de uma empresa depende, em grande parte, das suas pessoas, desde a administração aos seus funcionários. Daqui advém a importância de um bom recrutamento: recrutar as pessoas certas é investir no futuro de uma empresa, contribuir para o seu crescimento. Por esta razão, conhecemos a relevância de criar uma boa equipa e somos conscientes das consequências do mau recrutamento que, nos piores casos, pode levar à ruína de um negócio.

Evite o mau recrutamento e seleção. Na Ditame somos conscientes de que cada empresa possui o seu próprio ambiente e cultura. É necessário que os candidatos, nos processos de recrutamento, tenham um perfil específico, por forma a garantir a boa adaptação a cada empresa. Aqui, reforçamos a necessidade e importância da avaliação de candidatos num processo de recrutamento.

Na Ditame, estudamos as competências técnicas, analisamos as motivações, ambições e aptidões de relacionamento interpessoal de cada candidato e desta forma asseguramos um excelente recrutamento.

Quer saber do que depende o sucesso de uma empresa? Processos de recrutamento e seleção bem-sucedidos. Um processo de seleção bem-sucedido leva à contratação de colaboradores capazes de se adaptar à empresa e aos seus valores, partilhando-os.

Em contrapartida, quando destes processos resultam contratações inadequadas surgem diversos problemas que vão afetar a empresa.

Existem determinados indicadores aos quais se deve dar particular atenção:

Índice de Turnover: o nível de rotatividade dos colaboradores. Quanto maior, mais custos financeiros para a empresa. A saída de um colaborador, seja de forma voluntária ou involuntária, acarreta sempre despesas para a empresa.

Nível de Produtividade: quando o colaborador está comprometido com uma tarefa e tem capacidade para a desenvolver da melhor forma possível, resulta numa melhoria dos índices de produção. Colaboradores com mais tempo de empresa tendem a ter melhores performances de produtividade em comparação com os novos colaboradores.

Nível de absentismo: quando o colaborador não se identifica com a empresa, a equipa ou a função, leva a uma diminuição da motivação e a um consequente aumento do nível de absentismo. Estas consequências traduzem-se em situações de procrastinação, não cumprimento de tarefas/objetivos e falta de integração, que por sua vez podem levar ao término precoce da relação contratual por parte da empresa ou até mesmo, pelo colaborador.

Trabalho de equipa: quando o candidato é avaliado, não se deve olhar apenas para as caraterísticas individuais do mesmo, mas sim para o todo. Acima de tudo, perceber qual vai ser o seu papel na equipa, o valor que pode acrescentar. Quando a equipa é mal construída, existe maior dificuldade em alcançar resultados. Conjugar perfis comportamentais diferentes, mas complementares é importante para o trabalho em equipa.

Clima Organizacional: quando o candidato ideal é contratado e este se adapta à empresa e à equipa que integra, o número de conflitos interpessoais é menor, o que leva a um aumento do clima organizacional – essencial para um bom desenvolvimento da empresa e do trabalho que nela se realiza.

Em suma, os processos de recrutamento e seleção são um dos principais procedimentos para uma empresa. É através destes que chegamos aos ativos mais importantes: as pessoas. Quando estes processos são bem-sucedidos levam à contratação de colaboradores capazes, que se integram na empresa e se identificam com a função. Resultam em baixos níveis de turnover, absentismo e, consequentemente, num aumento da produtividade e do clima organizacional. Por outro lado, quando casos de contratação de colaboradores resultam em desistências, ou términos contratuais precoces, antes de começar a procura de novos candidatos, será importante rever o processo de recrutamento e seleção no seu todo, para que se façam os ajustes necessários e situações idênticas não se repitam.

O sucesso de uma empresa traduz-se nas pessoas que a constituem. Na Ditame apresentamos um serviço de recrutamento e seleção de excelência, com provas e testes psicotécnicos que nos ajudam a garantir boas contratações.

Contacte-nos através de ditame@ditame.com ou ligue 213 404 602 (Lisboa) ● 221 201 431 (Porto) ● 234 100 001 (Aveiro).

Fique atualizado sobre novos conteúdos nas nossas redes sociais LinkedIn, Facebook e Instagram.

Localização