Cursos Profissionais: Mitos e Verdades

O que são os cursos profissionais?

Os cursos profissionais são uma alternativa valiosa aos cursos científico-humanísticos no ensino secundário, oferecendo uma dupla certificação. Isto é, os alunos adquirem conhecimentos e competências importantes para o mercado de trabalho enquanto completam também o nível secundário de educação.

Uma das principais vantagens destes cursos é a possibilidade de uma entrada mais rápida no mercado de trabalho devido à aquisição de competências práticas, de conhecimentos específicos e do ambiente focado na aplicação prática do conteúdo teórico, preparando assim os estudantes de forma mais eficaz para as exigências do mundo profissional.

Mitos e verdades

Sempre que se fala sobre o secundário, existe um grande preconceito em relação aos cursos profissionais. Neste artigo, desmistificamos um pouco deste assunto, apresentando-te alguns mitos e verdades sobre os cursos profissionais.

Mitos

  • Os cursos profissionais são para alunos com más notas
    Estes cursos são destinados a alunos com diferentes tipos de interesses e competências. São especialmente indicados para os que desejam entrar rapidamente no mercado de trabalho.
  • Os cursos profissionais têm menos qualidade de ensino do que os cursos científico-humanístico
    Os cursos profissionais, tal como os cursos científico-humanísticos, são estruturados e reconhecidos pelo Ministério da Educação. A qualidade do ensino depende sempre da instituição e dos professores, e não do tipo de curso.
  • Os cursos profissionais não permitem ingressar no ensino superior
    Os alunos dos cursos profissionais podem aceder ao ensino superior, através de uma via específica.
  • Os cursos profissionais têm saídas profissionais limitadas
    Na verdade, estes cursos preparam os estudantes para uma mais fácil inserção no mercado de trabalho.

Verdades

  • Os cursos profissionais oferecem formação prática e técnica
    Os alunos têm a oportunidade de realizar estágios e obter experiência no mercado de trabalho.
  • Os alunos ficam preparados para entrar no mercado de trabalho
    Os cursos são desenvolvidos em colaboração com as indústrias, garantindo que o currículo esteja alinhado com a procura do mercado de trabalho.
  • Os cursos profissionais têm uma alta taxa de empregabilidade
    De acordo com o relatório “Monitor de Educação e Formação”, publicado pela Comissão Europeia em 2023, a taxa de empregabilidade dos alunos dos cursos profissionais correspondeu a 83%, indicando que a maioria dos estudantes estava a trabalhar no ano seguinte à conclusão do curso.


Portanto, é fundamental que consideres todas as tuas opções e tenhas sempre em conta os teus interesses ao tomar decisões sobre o teu futuro académico.

Se precisares de ajuda para a tua tomada de decisão, considera o nosso serviço de Orientação Vocacional. O nosso objetivo é responder às tuas questões, preocupações e inseguranças em relação ao teu percurso académico.

Não hesites em entrar em contacto connosco para agendar uma consulta e começar a construir um futuro académico sólido e bem informado!

Localização