Como reduzir o uso do plástico no dia a dia

Julho é o mês sem plástico e hoje, 28 de julho, celebra-se o Dia Mundial da Conservação da Natureza. Para assinalar a data, deixamos-lhe 4 dicas de como reduzir o uso do plástico no dia a dia e contribuir para a conservação da natureza (e do planeta):


1. Plásticos descartáveis: não substitua plásticos descartáveis por outros artigos descartáveis. Evite o uso deste tipo de produtos, dando preferência a artigos reutilizáveis;

2. Compras a granel: ao comprar a granel está a diminuir o consumo de embalagens plásticas e poderá, eventualmente, reutilizar recipientes próprios;

3. Sacos reutilizáveis: na hora das compras, opte por reutilizar os sacos. Também poderá dar preferência a sacos de tecido;

4. Artigos do dia a dia: troque, sempre que possível, os seus artigos de plástico, de uso regular, pelos mesmos artigos, produzidos em materiais mais ambientais. Por exemplo, troque cotonetes de plástico pelos de papel, recuse palhinhas de plástico de uso único para as suas bebidas, utilize escovas de dentes de materiais orgânicos, em vez das de plástico, entre outros.


Estas são apenas algumas dicas de como reduzir o uso do plástico no dia a dia. Mudar hábitos depende de cada um, requer tempo e força de vontade. Contudo, fazer algo pela conservação da natureza deve ser uma preocupação presente em todas as ações que praticamos.


Como reduzir o uso do plástico no dia a dia não é tão simples quanto possa parecer à partida. O uso do plástico está nas mais variadas ações do nosso quotidiano e é, para muitas pessoas, considerado indispensável.


A verdade é que este material trouxe inúmeros benefícios e facilidades nas tarefas do dia a dia, mas é possível - e devemos - reduzir o seu consumo, dando preferência a outros materiais, mais amigos do ambiente.


Seja criativo – recicle sacos, garrafas, tampas entre outros objetos de plástico. Se aprecia artesanato ou tem jeito para atividades manuais pesquise na internet e verá como é fácil transformar sacos em fio para fazer crochet, cestos, individuais de mesa ou como reciclar garrafas, copos e outros objetos plásticos com imaginação e utilidade. 


Ao mudar pequenos hábitos, estaremos a mudar o nosso futuro melhorando-o para nós e para as gerações futuras.

 


Fontes: https://www.ecycle.com.br/como-reduzir-o-consumo-de-plastico/
https://nossacausa.com/como-reduzir-o-consumo-de-plastico-no-dia-a-dia-julhosemplastico/
https://eco.sapo.pt/2020/07/03/julho-e-o-mes-sem-plastico-10-dicas-para-eliminar-todos-os-descartaveis/
 

Localização