Cibersegurança em Portugal

A cibersegurança é a prática que protege computadores e servidores, dispositivos móveis, sistemas eletrônicos, redes e dados contra ataques maliciosos. Em Portugal, o dia que assinala a segurança do computador e as questões da cibersegurança é o dia 30 de novembro e por isso trazemos-lhe os últimos dados sobre a cibersegurança em Portugal.

Segundo o relatório do Centro Nacional de Cibersegurança Portugal (CNCS), em 2020, houve um aumento significativo no volume de incidentes de cibersegurança e nos números dos indicadores de cibercrime.

As ciberameaças mais relevantes foram o phishing1/smishing2, o sistema infetado por malware3, o ransomware4, algumas formas de intrusão, variados tipos de fraude/burla, a sextortion5 e a desinformação digital.

Os Cibercriminosos e os Agentes Estatais são os principais agentes de ameaças a afetar o ciberespaço de interesse nacional.

Segundo dados da Procuradoria Geral da República (PGR), o número de denúncias recebidas pelo Gabinete Cibercrime da PGR aumentou em 183%, em 2020.

A criminalidade mais frequente baseada no registo de denúncias ao Gabinete Cibercrime da PGR é a defraudação na utilização da MBWAY, o phishing e o ransomware.

Para evitar pôr em risco a sua segurança online, existem alguns aspetos que deve ter em conta:

Evitar anúncios duvidosos, bem como páginas web que não lhe transmitam confiança;
Não partilhar informações pessoais com desconhecidos;
Evitar conteúdos considerados como spam;
Ter em atenção aos downloads, descarregar informações ou arquivos apenas de páginas online nas quais confia;
Utilizar um bom antivírus.

Desta forma estará mais seguro contra ameaças no meio online. Partilhe esta informação com as pessoas que lhe são próximas.


1 Phishing – Consiste no envio de mensagens falsas, enviadas por criminosos que se passam por empresas ou pessoas confiáveis. Algumas das consequências passam por roubo de informações como senhas bancárias e de cartões de crédito, entre outras. Muito utilizado através do e-mail.
2 Smishing – Deriva do phishing e ocorre quando alguém o incentiva a fornecer informações privadas através de mensagens SMS ou texto.
3 Malware – Também conhecido por software malicioso é qualquer programa ou código malicioso que seja prejudicial para os sistemas do seu computador.
4 Ransomware - É um tipo de malware que impede os utilizadores de aceder ao seu sistema ou ficheiros pessoais e exige-lhes o pagamento de um resgate para devolver o acesso.
5 Sextortion - Trata-se de uma forma de exploração sexual que usa formas não físicas de coação para extorquir favores sexuais às vítimas. Estas situações ocorrem quando os utilizadores, adultos ou menores, aceitam partilhar comunicações vídeo ou em fotografia com exposição íntima numa rede social.

 

 


Fontes:
https://www.cncs.gov.pt/docs/relatorio15m-riscosconflitos2021-observatoriociberseguranca-cncs.pdf
https://www.cncs.gov.pt/pt/observatorio/
https://www.infowester.com/dicaseguranca.php
https://www.iped.com.br/materias/informatica/dicas-aumentar-seguranca-internet.html
https://www.kaspersky.com.br/resource-center/definitions/what-is-cyber-security
https://www.internetsegura.pt/Sextortion 

Localização