Estudar em ambiente multicultural permite a convivência com diferentes culturas, experiências e valores. A Educação é o meio por excelência para promover a mudança, criar inovação e fomentar a desconstrução de estereótipos. O acesso a uma educação multicultural tem inúmeras vantagens para o desenvolvimento de competências dos estudantes e, por consequência, da própria sociedade. O multiculturalismo na escola e universidade impulsiona ainda a construção de competências essenciais para o mercado de trabalho.
Estudar internacionalmente é para muitos jovens uma ambição, mas para outros pode ser uma consequência de razões político-sociais, que os fazem sair do seu país de origem.
O multiculturalismo na educação pode estar ao alcance de todos, através do acolhimento de estudantes de outros países que é hoje uma realidade na maioria das escolas e universidades de todo o mundo. Independentemente da situação é benéfico, para quem acolhe e para quem é acolhido, que se estabeleça a conexão entre estudantes e entre estes e toda a comunidade.
Destacamos quatro aspetos positivos de estudar em ambiente multicultural:
• Desenvolvimento da tolerância, da aceitação e capacidade de relacionamento interpessoal (softskills): a convivência entre pessoas com diferentes culturas, experiências e valores é enriquecedor para o desenvolvimento de competências pessoais e sociais, promovendo a tolerância e a aceitação da diversidade. Entre outras, são aprimoradas capacidades como comunicação verbal e não verbal, resolução de conflitos, negociação e trabalho em equipe, que se relevam valiosas em contexto pessoal e profissional
• Desenvolvimento da criatividade, flexibilidade e sentido crítico: uma educação multicultural proporciona o contacto com novos estímulos e novas perspetivas que, por sua vez, potenciam a criatividade e o sentido crítico. Promove, também, uma maior flexibilidade e a desconstrução de estereótipos. Neste caso, mais é mais e a sociedade em geral (e o mercado de trabalho em particular) valorizam pessoas capazes de integrar diferentes perspetivas.
• Aprendizagem de novos idiomas: O contacto com os estudantes internacionais é, sem dúvida, uma oportunidade para aprender e praticar novos idiomas. Quando nos relacionamos com estudantes de outros países devemos estar recetivos a aprender a sua língua nativa e a promover a aprendizagem da nossa língua, na medida do possível e sem dificultar a integração. A proficiência em múltiplas línguas é um ativo valioso no mercado de trabalho global e também facilita a comunicação e a compreensão intercultural.
• Melhor integração no mercado de trabalho: O mercado de trabalho é global. É comum termos pessoas de diferentes nacionalidades a trabalhar nas mesmas organizações. As empresas e instituições valorizam pessoas que promovem ambientes de trabalho inclusivos, tolerantes, saudáveis, que potenciam a evolução profissional. O conhecimento prévio de diferentes culturas é um aspeto facilitador na criação de condições para que as pessoas se sintam bem integradas e respeitadas nas organizações. Os intercâmbios escolares são, por isso, uma oportunidade para desenvolver competências relevantes para o profissional do futuro.
Estes são apenas alguns dos inúmeros benefícios potenciados pelo contacto com um ambiente multicultural durante o ensino. O Multiculturalismo na Educação é mais uma ferramenta que deve ser explorada para preparar os jovens para viver e trabalhar num mundo globalizado.
Na Ditame, damos o nosso contributo para a Educação através da Orientação Vocacional de jovens estudantes nas suas opções de percurso escolar e/ou académico, tendo em conta o respeito pelos seus interesses, motivações, valores e caraterísticas singulares, de modo a fazerem escolhas mediante a sua própria visão do mundo.
Fontes:
https://www.ditame.com/blog/detalhe/tres-aspetos-que-potenciam-a-sua-evolucao-profissional
https://www.ditame.com/blog/detalhe/o-que-e-o-programa-erasmus-beneficios
https://www.ditame.com/blog/detalhe/orientacao-vocacional