A utilização das redes sociais no contexto escolar e de trabalho

O aparecimento da Internet e das redes sociais alterou a forma como comunicamos e trouxe bastantes benefícios, principalmente na aproximação de pessoas. A utilização das redes sociais no contexto escolar e de trabalho é significativa: hoje em dia, as redes sociais são utilizadas como fonte de informação para o consumo de notícias, como um modo de ocupar o tempo livre, servem para socialização e também como ferramenta de networking.

Apesar de todos os benefícios que a internet e as redes sociais apresentam, também, existem aspetos menos bons. Entre eles destacamos a dependência das redes sociais, a necessidade do contacto permanente com as comunidades criadas e a falta de capacidade de concentração.


A utilização das redes sociais no contexto escolar

Todos os dias observamos jovens em contacto online. A utilização das redes sociais no contexto escolar é uma realidade difícil de controlar e que precisa da supervisão. É importante alertar para as questões relacionadas com o cyberbulling. Uma gestão saudável dos comportamentos online passa por um uso da Internet adequado à idade, ao nível de desenvolvimento e às exigências escolares.
Da necessidade de adaptação, foram já criadas redes sociais próprias para contexto escolar que promovem o ensino de forma mais cativante para os alunos.


A utilização das redes sociais no contexto de trabalho

A utilização das redes sociais no contexto de trabalho apresenta vários benefícios. Atualmente, as redes sociais são já uma ferramenta de trabalho, utilizadas como elo de ligação entre empresas e (possíveis) clientes.
Pelas estatísticas da quantidade de acessos por dia, observamos que as redes sociais deixaram de ser apenas uma forma de manter contactos. Elas passaram a ser fonte de atração de novos clientes, publicidade, oportunidades e também lazer.


Vivemos na Era da Tecnologia. A procura pelas redes sociais e formas mais rápida e modernas de comunicar é natural e não deve ser encarado como um problema, desde que se faça um uso regrado e consciente das mesmas, evitando assim a dependência das redes sociais.

 

Fontes:
Patrão, I., & Sampaio, D. (2016). Dependências online – O poder das tecnologias. Lisboa: Pactor.
https://ecossistemadigital.pt/redes-sociais/
https://iasaude.pt/index.php/informacao-documentacao/recortes-de-imprensa/919-a-influencia-das-redes-sociais-e-aplicacoes-na-vida-dos-jovens
https://www.amplitudenet.pt/educacao-escola-redes-sociais/
https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/as-criancas-os-adolescentes-e-as-redes-sociais-653375
https://blog.fortestecnologia.com.br/tecnologia-e-inovacao/a-influencia-das-redes-sociais/
 

Localização