A importância do convívio social

Ter amigos e conviver diariamente com as pessoas de quem gostamos faz bem à saúde. Apesar de parecer óbvio, já existem estudos científicos que comprovam a importância do convívio social: a nossa saúde mental (e até física) melhora conforme investimos em tempo de qualidade com pessoas que nos são queridas.

As pesquisas apontam também a necessidade de ter uma rede de apoio. A existência desta rede de apoio, para além da saúde, faz com que as pessoas se sintam mais felizes e relaxadas. A verdade é que a vida em grupo possibilita o crescimento pessoal, aponta oportunidades e consola nos momentos difíceis.

Com a pandemia da COVID-19 o convívio social foi extremamente limitado. A procura por ajuda psicológica aumentou e fez ver o quão primário é, para o ser humano, socializar.

Aspetos como o aumento da autoestima, capacidade de resolução de conflitos, desenvolvimento de personalidade e gestão de emoções são promovidos pelo contacto com outras pessoas e evidenciam a importância do convívio social.

O convívio é importante em todas as fases da vida. Conexões sociais positivas ajudam a um desenvolvimento saudável, tanto física quanto emocional.

 


Fontes: https://blog.academia.com.br/convivencia-social/
https://blog.fortestecnologia.com.br/tecnologia-e-inovacao/a-influencia-das-redes-sociais/
https://cinqdi.com.br/qual-a-importancia-do-convivio-social-em-todas-as-fases-da-vida/
https://neurotron.com.br/blog/a-importancia-do-convivio-social-para-o-bem-estar/
https://blog.laredo.com.br/qual-a-importancia-do-convivio-social/
https://casule.com/blog/importancia-convivio-social-para-o-bem-estar-desde-infancia-ate-velhice/ 

Localização