A importância da Orientação Vocacional para os alunos do 9.º ano

Escolher a área de estudo no final do 9º ano é uma das preocupações dos jovens estudantes e pais. Conte connosco para apoiar o processo de Tomada de Decisão acerca do percurso escolar.

Fazer a escolha da área de estudos no final do 9º ano ou escolher o curso de ensino superior que mais se adapta aos interesses e motivações são decisões fundamentais, mas difíceis na vida dos jovens estudantes e encarregados de educação que os acompanham.

A satisfação com a dimensão académica e esfera do trabalho exercem uma enorme influência no bem-estar, saúde mental e realização pessoal. Escolher as atividades e profissões que prevemos exercer na vida adulta requer uma reflexão complexa e idealmente apoiada por psicólogos especializados na orientação vocacional.

Os jovens preocupam-se e valorizam cada vez mais a qualidade de vida e conforto que as suas decisões lhes vão permitir alcançar. Desejam conciliar a dimensão académica, social e familiar nas suas escolhas.
Qualquer processo de escolha tende a ser marcado por ansiedade e medos em relação ao futuro.
Em particular na adolescência, por estarem num momento de intensas modificações físicas e psicológicas, é natural que sintam insegurança e tenham muitas dúvidas nos momentos de escolha relativamente aos percursos escolares.

A Ditame na orientação vocacional auxilia os jovens a lidar melhor com esses sentimentos, a conhecer melhor as suas competências e estratégias de trabalho, promovendo o autoconhecimento e a reflexão sobre a escolha escolar e profissional.

A orientação vocacional envolve diversas atividades e instrumentos de avaliação específicos, com vista a compreender os interesses, motivações, aptidões, valores e estrutura de personalidade de cada jovem, fundamentando, desta forma na Psicologia, a tomada de decisão em relação ao futuro.

Na orientação vocacional fazemos a:

• Recolha de informação escolar, pessoal, familiar e social;
• Avaliação de interesses e motivações;
• Avaliação de características de personalidade e competências pessoais;
• Avaliação aptidões cognitivas gerais e especificas;
• Devolução de resultados e entrega de relatório aos jovens e pais.

Conte connosco, agora com o processo de orientação vocacional online. Para mais informações, contacte a Ditame através do 213 404 602 (Lisboa), 221 201 431 (Porto) ou 234 100 001 (Aveiro). 

Localização