Notícias
Mudar de curso no secundário é possível, até ao final do 1.º período - Saiba mais.
Mudar de curso no secundário é possível, até ao final do 1.º período - Saiba mais.
2019-11-11

Mudar de curso no secundário é possível até ao final do 1.º período letivo, para qualquer aluno que frequente o ensino secundário. Para os alunos do 12.º ano o prazo estende-se até ao 5.º dia útil do 3º período letivo. Conheça mais detalhes abaixo:

É no ensino secundário que o aluno começa a definir o seu futuro quando toma a decisão sobre qual área escolher para seguir os estudos, mas esta escolha nem sempre é simples e pode não corresponder às expectativas do aluno. 

O pedido para mudar de curso no secundário pode ser feito pelo encarregado de educação ou pelo aluno, caso seja maior de idade. A data aconselhada para realizar o pedido é até ao final do 1.º período letivo, no entanto a data limite é até ao 5.º dia útil do 2.º período letivo e a alteração pode ser concedida na condição de que exista vaga nas turmas constituídas. Para os 11.º anos esta alteração leva a que o aluno volte ao 10.º ano para iniciar um ciclo de estudos diferente. Os alunos do 12.º ano que, no final do ano letivo, pretendam realizar exames nacionais ou provas de equivalência à frequência de disciplinas não incluídas no seu plano de estudos, devem solicitar a mudança do curso até ao 5.º dia útil do 3.º período letivo.

Pode consultar mais sobre mudar de curso no secundário no Artigo 17.º - Transferência e Mudança de Curso, do Despacho Normativo n.º 6/2018.

 

Fonte: https://dre.pt/application/conteudo/115093805

« Voltar à página de Notícias